Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cineasta iraniano que venceu prêmio em Cannes já foi preso e impedido de fazer filmes 1ex6p

Panahi foi preso em 2010 por suposta propaganda contra o governo do Irã, fato que gerou protestos globais em apoio ao diretor 624u37

24 mai 2025 - 18h05
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O cineasta iraniano Jafar Panahi, conhecido por enfrentar repressões do governo do Irã, venceu a Palma de Ouro em Cannes com "It Was Just an Accident", completando a tríade dos maiores prêmios do cinema europeu.
Jafar Panahi, de 64 anos, é um cineasta iraniano
Jafar Panahi, de 64 anos, é um cineasta iraniano
Foto: Reprodução

Jafar Panahi, de 64 anos, conquistou neste sábado, 24, no Festival de Cannes, a Palma de Ouro pelo seu filme "It was Just an Accident". Surpresa para alguns o cineasta já havia conquistado o Leão de Ouro, em Veneza, e o Urso de Ouro, em Berlim. Dessa maneira, completou a tríade de prêmios dos maiores festivais europeus de cinema. 162u68

Panahi chama a atenção por sua biografia, marcada especialmente por ter sido preso em 2010 por uma suposta propaganda contra o governo iraniano. Ele foi acusado da tentativa de produzir um documentário sobre os protestos contra a amplamente questionada reeleição de Mahmoud Ahmadinejad em 2009. Por isso, acabou detido junto de sua família. 

O diretor, por anos, foi impedido de sair do Irã em função de sua detenção política, fato que gerou comoção e protestos em várias partes do mundo. Nomes como Juliane Moore; diretores, como Martin Scorsese; e organizações, como a Federação de Diretores de Cinema Europeus, protestaram contra a prisão de Panahi. 

Panahi, ao volante, conquistou os principais prêmios dos festivais de cinema europeus
Panahi, ao volante, conquistou os principais prêmios dos festivais de cinema europeus
Foto: Reprodução

Em 2011, mesmo sem permissão do governo, ele lançou "Isto Não é Um Filme", tratando de sua prisão domiciliar. Na sequência, produziu outros quatro filmes, sendo todos com críticas ao autoritarismo e ao governo iraniano, para então chegar a "It Was An Accident", que marca a primeira produção do diretor após o período de 14 anos sem poder deixar o país. 

O longa em questão propõe um debate moral sobre perseguições e prisões no Irã. Em 2022, ressalta-se, Panahi foi novamente preso por protestar contra a detenção de outros diretores. Na ocasião, ele ficou detido por 48h. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade