Adaptação da Disney chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira e promete um reencontro com a história lançada originalmente em 2002 1f3c3h
Lilo & Stitch conta a história da amizade entre uma jovem menina humana e um alienígena fugitivo perigoso parecido com um cachorro. Stitch, que na realidade é chamado de experimento 626, é adotado por Lilo, uma garotinha do Havaí. O jeito agitado da menina combina perfeitamente com a energia caótica do monstrinho e juntos eles descobrem o verdadeiro significado de ser uma família.
No entanto, Stitch está sendo caçado pelos alienígenas da Federação Galáctica Unida. A amizade incomum entre os dois provoca uma série de confusões e problemas que envolvem a ordem intergalática, a irmã de Lilo, Nani, e o cientista maluco que criou o experimento 626.
Quais são as diferenças entre o live-action e o filme original? 56e3r
O live-action de Lilo & Stitch apresenta basicamente a mesma trama do filme original. No entanto, o diretor Dean Fleischer Camp fez questão de ressaltar que alguns elementos pensados para uma animação não fazem sentido em um formato diferente. Por isso, alguns ajustes importantes precisaram ser feitos na adaptação.
Em entrevista à Entertainment Weekly, ele afirmou que cenas mais cartunescas protagonizadas por Stitch, como grandes momentos de destruição, foram modificadas para soarem mais verossímeis. "Se um personagem de live-action começa a destruir tudo, de repente parece um filme de terror, e não uma comédia", explicou.
Outra mudança está na relação entre Lilo e Nani, que foi aprofundada emocionalmente. "Achei importante retratar com realismo o vínculo entre as irmãs, principalmente nos momentos dramáticos que envolvem os serviços sociais", afirmou o diretor. A nova abordagem promete oferecer mais nuance ao conflito familiar central do filme.
Além disso, os alienígenas Jumba e Pleakley, que na animação se disfarçavam com roupas cômicas, agora aparecem diretamente em trajes humanos. Segundo Camp, a escolha teve motivação estética e prática: "Estamos sempre tentando equilibrar autenticidade emocional com as limitações do mundo real e do orçamento".
Na nova versão, Lilo é vivida por Maia Kealoha, uma havaiana de 11 anos que faz sua estreia como atriz no papel. Antes de ser escalada, Kealoha era conhecida por participar de competições de hula no país.
Já Stitch foi feito a partir de imagens geradas por computador e dublado por Chris Sanders, que também deu voz ao monstrinho na produção original. Sanders ainda atuou como co-diretor do filme de 2002 e tem uma carreira longa na Disney, com trabalhos em Mulan e Como Treinar o Seu Dragão.
Outros atores de destaque são Sydney Agudong, que vive Nani; Billy Magnussen como Pleakley; e Zach Galifianakis como Dr. Jumba Jookiba. O elenco conta ainda com nomes como Amy Hill, Kaipo Dudoit, Courtney B. Vance, Tia Carrere e Hannah Waddingham.
O live-action acabou de chegar aos cinemas, mas os fãs mais apaixonados de Lilo & Stitch sabem que o filme original rendeu sequências e spin-offs. Ainda é muito cedo para falar que o mesmo acontecerá com a nova versão, mas o co-presidente da Disney Entertainment, Alan Bergman, responsável pelo gerenciamento de negócios cinematográficos da produtora, revelou um olhar tento para essa possibilidade "Parece que vai funcionar muito bem, e é o tipo de franquia valiosa para o estúdio", afirmou.
Com projeções indicando mais US$ 150 milhões em bilheteria apenas na estreia nos Estados Unidos e Canadá, o sucesso do filme pode garantir que a história continue daqui a alguns anos.
+++LEIA MAIS: Ingressos para live-action de Lilo & Stitch já estão à venda
+++LEIA MAIS: Bebês Reborn: 6 filmes que são parentes dessa tendência