Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz de origem pobre se comove por humilhação sofrida pelos avós: “Sonho vingar minha família” 92c5h

Juliana Baroni relata drama de décadas atrás que a faz sofrer e critica a segregação alimentada pela elite 36d61

17 abr 2025 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

Em seu programa ‘Precisamos Conversar’, do canal ICL, a apresentadora e atriz Juliana Baroni desconstruiu a imagem de menina rica imposta a ela desde que estreou como paquita da Xuxa na adolescência.  5u1x4o

“Eu sou de uma família de origem pobre, embora não pareça”, brincou. “O meu avô era sem-terra, descendente de espanhóis, analfabeto, trabalhou na roça até o fim da vida. Morreu de enfisema (pulmonar) de tanto usar agrotóxico nas lavouras, sem equipamento.” 

Ela contou que sua mãe, Riva, foi a primeira da família a ter educação formal numa escola. Como só tinha 1 par de sapatos, andava vários quilômetros descalça até a aula para não gastar a sola. 

Aos 8 anos, ganhou um prêmio de melhor redação entre estudantes, concedido por uma tradicional família de Limeira (SP). “Minha avó comprou tecidos, costurou as roupas (para a cerimônia) e lá foram eles.” 

Na entrada da festa, uma surpresa desagradável. “Meu avô foi barrado. ‘O senhor não pode entrar porque o senhor não está com o sapato adequado’. Minha mãe ficou muito triste. Quando ela me contou, quase chorei”, relembrou Juliana. “Uma história de humilhação.” 

Riva entrou sozinha na premiação. “A professora subiu com ela (no palco) e o pai dela ficou do lado de fora porque não estava com o sapato adequado, entendeu">“O que era para ser uma grande alegria, a primeira pessoa da família que estava estudando e ganhou um troféu, virou o maior trauma da vida dela”, afirmou. “(De lá para cá) as coisas mudaram muito pouco.” 

Juliana Baroni afirmou que pouca coisa mudou desde que seu avô foi discriminado por usar sapatos simples, décadas atrás
Juliana Baroni afirmou que pouca coisa mudou desde que seu avô foi discriminado por usar sapatos simples, décadas atrás
Foto: Reprodução

As colegas de bancada concordaram com o obstáculo representado pela “elite do atraso”. “Hoje, meu sonho é vingar minha família, ser convidada para o Troféu Fumagalli e subir no palco descalça”, avisou Juliana, rindo. Foi aplaudida.  

A artista já ‘vingou’ de alguma maneira em 2015, quando conheceu a rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, na Inglaterra, em cerimônia para poucos convidados. 

Marido de Juliana, o empresário e dono do ICL Eduardo Moreira foi condecorado por trazer ao Brasil um método de domar cavalos sem violência. A monarca era apaixonada por equinos e exímia amazona. 

"Me senti num filme de época”, contou a celebridade. "A gente tinha agendado 10 minutos com a rainha, o que é muito tempo, (ela) foi engatando o papo, perguntou como estavam as coisas no Brasil.” 

O avô de Juliana Baroni se sentiria orgulhoso de ver a neta chegar tão longe, calçando belos sapatos e sendo respeitada por uma rainha.  

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail [email protected].
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade