O integrante do Led Zeppelin que apoia Springsteen contra Trump 2b1r4g
Ícone do rock demonstrou solidariedade ao The Boss no embate contra o presidente dos Estados Unidos: "está falando coisas realmente sérias" 1m1i3c
Bruce Springsteen ganhou mais um aliado no embate contra Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Após Neil Young, Pearl Jam e a Federação dos Músicos Americanos (AFM, na sigla em inglês) declararem apoio ao The Boss, agora foi a vez de um integrante do Led Zeppelin também demonstrar solidariedade. 71h67
Durante um show na cidade de Tampere, na Finlândia, Robert Plant clamou ao público para que ouça o que Springsteen vem dizendo a respeito de Trump e sua gestão.
Na apresentação de abertura de sua nova turnê, realizada no dia 14 de maio, em Manchester, Inglaterra, Springsteen afrimou que os Estados Unidos estão nas mãos de um presidente "corrupto, incompetente e traiçoeiro".
Plant, por sua vez, se manifestou de forma menos incisiva, mas endossando as palavras de Springsteen, segundo transcrição da Classic Rock.
Leia o que ele disse:
"Neste momento, na Inglaterra, que é de onde viemos — não exatamente a terra do gelo e da neve (trocadilho com a letra da música 'Immigrant Song' , do Led Zeppelin) —, Bruce Springsteen está em turnê pelo Reino Unido . E ele está falando coisas realmente sérias. Então, fiquem ligados."
Donald Trump vs. Bruce Springsteen 6j5a1t
Após as declarações de Bruce Springsteen na semana ada, Trump contra-atacou com postagens em sua plataforma Truth Social. O presidente dos EUA exigiu uma "grande investigação" contra Bruce, Beyoncé, Bono e outros artistas que demonstraram apoio a Kamala Harris nas eleições de 2024.
Sem apresentar provas, Trump alegou que Springsteen teria sido "pago por Kamala Harris" para se apresentar em eventos de campanha — algo que ele considerou uma "contribuição ilegal".
A ofensiva de Trump contra artistas engajados politicamente parece marcar uma nova escalada no embate entre cultura pop e figuras do poder. Tal conflito já se tornou recorrente no cenário político-cultural dos Estados Unidos.
As declarações z6n3z
No início do mês, Bruce Springsteen disse:
"Nos Estados Unidos, os homens mais ricos estão se satisfazendo em abandonar as crianças mais pobres do mundo à doença e à morte. No meu país, eles estão sentindo prazer sádico com a dor que infligem aos trabalhadores americanos leais. Estão revogando legislações históricas de direitos civis que levaram a uma sociedade mais justa. Estão abandonando nossos grandes aliados e se alinhando a ditadores contra aqueles que lutam por sua liberdade. Isso está acontecendo agora."
Em outro show, em Manchester, na Inglaterra, o cantor afirmou que os Estados Unidos estavam "nas mãos de uma istração corrupta, incompetente e traidora".
Trump respondeu com sua costumeira fúria. Na última segunda-feira, 19, o presidente ameaçou abrir uma investigação contra Springsteen, acusando-o de ter vendido seu apoio à campanha de Kamala Harris em 2024 em troca de dinheiro.
O político escreveu:
"Quanto Kamala Harris pagou a Bruce Springsteen por sua fraca atuação durante a campanha dela à presidência? Por que ele aceitou esse dinheiro se é tão fã dela? Isso não seria uma grande — e ilegal — contribuição de campanha? E a Beyoncé ? Quanto foi para a Oprah e Bono ? Vou pedir uma grande investigação sobre esse assunto."
Trump já havia atacado Springsteen alguns dias antes, enquanto encerrava sua viagem pelo Oriente Médio, chamando-o de "burro como uma pedra" e um "roqueiro ressecado como uma ameixa seca (a pele dele está toda atrofiada!)".
Já na quarta-feira, 21, enquanto os republicanos no Congresso enfrentavam uma longa sessão de análise do seu principal projeto orçamentário, o presidente postou um vídeo editado (presumivelmente feito por um fã) em que ele derruba o cantor de "Born in the U.S.A." com uma bola de golfe.
O vídeo mescla um clipe de Trump dando uma tacada em um evento da LIV Golf com um trecho de Springsteen tropeçando no palco durante um show em Amsterdã, em 2023. Uma bola de golfe foi editada no vídeo para parecer que o golpe do presidente havia derrubado Springsteen.
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: Por que Trump está ameaçando investigar Bruce Springsteen
+++ LEIA MAIS: Bruce Springsteen critica governo Trump: 'Corrupto, incompetente e traiçoeiro'
+++ LEIA MAIS: Trump ataca Bruce Springsteen e exige 'investigação' contra músicos