Correspondente que viveu momento delicado ao vivo trata depressão há quase 50 anos 1w5o26
Jorge Pontual precisou ser socorrido pela âncora Renata Lo Prete 2 meses após outro imprevisto no ‘JG’ 5b1ln
Na quinta-feira (17), Jorge Pontual teve de ser interrompido por Renata Lo Prete na primeira tentativa de participar ao vivo do ‘Jornal da Globo’. 4h3347
O correspondente começou com a cabeça baixa. Demorou a entender que estava no ar. Começou a ler a notícia, gaguejou e parecia confuso.
A âncora percebeu o estado do colega e interferiu. “Pontual, nós estamos com um probleminha, volto com você já, já”, disse. Foi a maneira encontrada de tirá-lo do vídeo para evitar o constrangimento.
Na volta do intervalo, ela o chamou novamente. Jorge Pontual estava recomposto. Por 4 minutos, leu normalmente as notícias no telempropter e interagiu sem problema.
O ‘apagão’ do correspondente ocorreu menos de 2 meses depois de outro imprevisto: em 14 de fevereiro, ele ficou perdido diante da câmera.
“Desculpe, eu estou com o texto errado”, disse, demonstrando constrangimento. “É... é... eu tô com o texto errado, Renata, desculpe.”
Ela agiu da mesma maneira: assumiu a palavra e avisou que o chamaria mais tarde. Nos dois casos, a jornalista foi elogiada nas redes sociais por sua gentileza.
Jorge Pontual lida com a depressão há quase 50 anos. Em 2018, no extinto programa ‘Bem Estar’, ele comentou sobre o tratamento do transtorno.
“... só agora estou tomando os remédios certos graças a um novo exame. É um teste genético que dá ao psiquiatra um perfil detalhado de 18 genes ligados à saúde mental”, contou.
"Agora minha vida mudou, meu humor ficou estável, sem aqueles altos e baixos, em geral mais baixos do que altos, de antes. A depressão ficou sob controle.”
O jornalista teve atitude corajosa em expor sua saúde mental. A depressão ainda é cercada de tabus e preconceito. Devido ao machismo, homens com a doença são duramente julgados. Por isso, muitos não procuram ajuda profissional e sofrem calados.
Pontual, de 76 anos, entrou na Globo em 1972. Sua primeira agem na emissora durou seis anos. Voltou em 1983. Assumiu a direção do escritório do canal em Nova York em 1996.
Depois, transferiu-se para a GloboNews. Hoje, além das aparições regulares no ‘JG’, tem cadeira fixa no programa ‘Em Pauta’ do canal de notícias. É um dos mais experientes jornalistas da TV.
