Globo em baixa às 21h, Record com trama turca, SBT traz dorama: novela brasileira morreu? 4le6d
Emissoras enfrentam perda significativa de público em faixas fundamentais para fazer média de audiência e elevar o faturamento a6m4q
Vivemos um momento estranho da nossa teledramaturgia. Melhor produtora de novelas do planeta, a Globo enfrenta dificuldade prolongada de manter público em sua principal faixa do gênero, às 21h. 135f6x
A queda no Ibope provocada por ‘Mania de Você’ se estende a ‘Vale Tudo’. O aguardado remake tem perdido para a novela das 19h, ‘Dona de Mim’, e já ficou atrás até da trama das 18h, ‘Garota do Momento’.
Apesar de suas qualidades (roteiro, elenco etc.), parece não ter força para uma reação. Fica a dúvida: registrar de 20 a 22 pontos de média diária será o novo normal, ante os 30 pontos atingidos por folhetins pré-pandemia">Dependente de folhetins mexicanos desde sempre, a emissora decidiu inovar (ou arriscar): irá exibir dorama no fim de tarde. Começa com ‘Meu Amor das Estrelas’, sobre um jovem extraterrestre de 400 anos que se apaixonada pela vizinha. A premissa inusitada é a cara do canal.
Globo sendo abandonada por parte numerosa do público, Record apelando para produções turcas, SBT importando histórias sul-coreanas... Será que a novela brasileira corre o risco de se tornar irrelevante e perder espaço nas principais emissoras">Os 50 pontos de média de ‘Senhora do Destino’ na Globo, o pico de 30 pontos de ‘Os Dez Mandamentos’ na Record e o pico de 24 pontos de ‘Esmeralda’ no SBT são números que provavelmente não irão se repetir. A televisão aberta não terá vida fácil na nova era da comunicação.
