Globo envia seu vaticanista a Roma para o conclave e ele se encontra com papáveis 542h46
Gerson Camarotti entrevistou o papa Francisco e tem fortes vínculos com a cúpula da Igreja Católica 305h38
Do centro do poder político brasileiro para a sede da igreja mais influente do planeta. Gerson Camarotti foi deslocado de Brasília ao Vaticano a fim de reforçar a cobertura do conclave que vai entronizar o novo papa. t2j15
O jornalista acompanhou a votação de 2013 que resultou na ascensão de Francisco e, pouco depois, lançou um livro a respeito de sua eleição. Agora, na GloboNews, ele faz dupla com Nilson Klava, apresentador do ‘Em Ponto’, mantido na Itália desde a cobertura do funeral do pontífice argentino.
Eles se encontraram com dois fortes candidatos a ser o próximo papa: os italianos Pierbattista Pizzaballa e Pietro Parolin. Houve reuniões também com cardeais do Brasil que participação da eleição, a exemplo de Dom Odilo Scherer, de São Paulo, e Dom Orani Tempesta, do Rio.
Quando visitou o Brasil, quatro meses após se tornar papa, Francisco deu entrevista exclusiva a Camarotti, jornalista com trânsito privilegiado entre bispos, arcebispos e cardeais. É considerado o maior conhecedor dos bastidores da Igreja na Globo e GloboNews.
O grupo de comunicação da família Marinho sempre teve boa relação com os líderes do catolicismo. Prova disso é que o programa mais longevo da Globo é o ‘Santa Missa em seu Lar’, no ar desde fevereiro de 1968.
Hoje, a emissora e sua ‘irmã’ GloboNews fazem acenos aos evangélicos. Eles deverão ser maioria no País em 2032. Estão sendo representados nas novelas e ganham espaço em telejornais e séries documentais.
