Três possíveis datas para a saída de Bonner do ‘JN’ a fim de aproveitar sua coleção de carros 6o1i1i
Âncora do telejornal entrou para a história ao quebrar recorde e há poucos colegas com credenciais para sucedê-lo v2273
O título deste texto é uma provocação, obviamente. William Bonner, 61 anos, terá muito mais a fazer do que apenas aproveitar seus automóveis clássicos, ainda que sejam realmente uma grande paixão e o hobby preferido. Afinal, como não gostar de um Gol GT vermelho 1986? 661f1c
Ele poderá também ar mais tempo com a mulher, a fisioterapeuta e ceramista Natasha Dantas, viajar mais vezes para visitar os dois filhos que moram na Europa, ir a mais jogos do São Paulo, se divertir mais tempo com o videogame de Fórmula 1, enfim, aproveitar a vida sem a rotina puxada de quem entra na Globo na hora do almoço e sai quase às 10 da noite.
Provavelmente, Bonner não vai se aposentar. Talvez ganhe um programa por temporada ou um cargo executivo no jornalismo. Tudo é mistério, mas algumas datas surgem como possível período para deixar a bancada mais importante da televisão brasileira e iniciar novo estilo de vida.
40 anos de Globo e 30 no ‘JN’ – Em junho de 2026, Bonner completará quatro décadas na emissora. Ele trabalhava na Band quando foi convidado a assumir o 'SPTV – 3ª Edição' no fim de noite.
No ano seguinte, ou para o 'SPTV – 2ª Edição’. Fez o ‘Globo Rural’ por algum tempo. Depois, ‘Jornal Hoje’, ’Fantástico' e ’Jornal da Globo'. Tornou-se titular no ‘JN’ em abril de 1996.
Em novembro de 2022, superou Cid Moreira como apresentador há mais tempo no telejornal. Serão 30 anos no ano que vem.
Na emissora, essas efemérides suscitaram o rumor de que serão as datas escolhidas por Bonner para deixar o telejornalismo diário.
O aniversário de sua ‘casa’ – Em 1º de setembro de 2026, o ‘Jornal Nacional’ fará 57 anos. A data poderia ser escolhida para o “boa noite” final do mais poderoso jornalista da TV brasileira.
O desligamento de Bonner não pode acontecer de maneira abrupta. Para evitar estranhamento do público e insegurança dos anunciantes, é imprescindível que haja planejamento e uma transição tranquila para o sucessor. Para isso, precisa-se de tempo e uma data especial para marcar a mudança.
A eleição do próximo presidente – Outra possibilidade comentada nos corredores do canal no Jardim Botânico é Bonner se despedir após o fim da cobertura da próxima eleição presidencial, em outubro de 2026.
Ele sempre faz o programa especial de apuração e anuncia o vencedor nas urnas. Nos últimos anos, teve a companhia de sua colega de USP Renata Lo Prete, do ‘JG’.
Nota-se o orgulho do apresentador em ancorar a mais importante maratona jornalística da democracia brasileira. Momento cheio de simbolismo para ele, tantas vezes alvo de hostilidades na internet e nas ruas, por radicais de direita e esquerda.
Seja quando e como for, o adeus de William Bonner ao ‘Jornal Nacional’ será desafiador à Globo. Sua imagem e seu estilo se tornaram quase indissociáveis do principal telejornal da emissora. Mas, como dizia o fundador da TV, Roberto Marinho, “ninguém é insubstituível”.
