Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

6 erros mais comuns quando sua empresa usa IA para automação de vendas 692s43

IA nas vendas: com grandes poderes, vem a responsabilidade de não virar spam 164268

13 mai 2025 - 06h54
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Empresas ainda enfrentam desafios ao usar IA para automação de vendas, como falta de preparo, uso exagerado e ausência de personalização, sendo essencial adotar práticas como testes gradativos e integração ao contexto do cliente.
6 erros mais comuns quando sua empresa usa IA para automação de vendas:

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. A icônica frase do Tio Ben, do universo do Homem-Aranha, traduz um alerta às empresas quando o assunto é automação de vendas com inteligência artificial. A combinação dessas tecnologias está em alta, mas muitas empresas ainda falham na hora de colocá-las em prática. É o que demonstra a pesquisa internacional OTRS Spotlight: IT Service Management 2023: 78% das empresas brasileiras já investiram em automação; e 26% destas investiram em sistemas, mas ainda não possuem o conhecimento necessário para utilizá-las. 3i8q

Júlio Paulilo, CRO da Agendor, ecossistema de soluções para vendas consultivas, ilustra que o uso da IA é como ter superpoderes: ela otimiza a qualificação de leads, automatiza follow-ups, personaliza abordagens e pode agilizar atendimentos com chatbots; mas se não for usada com responsabilidade, pode prejudicar a imagem da empresa ao se tornar invasiva e provocar rejeição à marca.

“Um dos erros mais recorrentes nas empresas é a liderança ter a intenção de inovar com automação, mas não saber como começar. Embora executivos tenham essa intenção, grande parte ainda não sabe como colocar essa transformação em prática. Nesses casos, consultorias especializadas em transformação digital podem ajudar a evitar a estagnação e orientar os primeiros os com segurança. Outro equívoco comum é tentar aplicar a automação em larga escala logo no início. O ideal é começar com testes menores, aplicados a áreas específicas ou etapas pontuais do processo comercial. Essa abordagem permite ganhar prática, validar ferramentas, conhecer melhor a tecnologia e evoluir de forma mais interativa e eficiente, criando uma base sólida para expansão futura”, orienta.

O executivo destaca que o uso da IA para a qualificação dos leads contribui para o sucesso das vendas, pois a tecnologia consegue desempenhar bem essa função. “A IA lê e entende as necessidades dos clientes; o próximo o ideal é rear essas informações para a equipe comercial realizar um atendimento mais qualificado e preciso. Isso afeta positivamente o processo, permitindo que a equipe tenha mais tempo para focar no relacionamento com o cliente e nas negociações”.

O especialista da Agendor e idealizador da Ava, assistente virtual de IA generativa para WhatsApp, indica algumas boas práticas para evitar que a automação mal calibrada se torne um fator negativo na experiência do cliente.

Evite interações robotizadas 575x4a

Situações clássicas, como as adotadas por empresas de telemarketing — em que o cliente recebe muitas ligações, mas ao atender e tentar falar com um atendente a ligação cai ou não há retorno — criam experiências negativas e desconectadas.

Não transforme a IA em spam 736c4a

O uso de SDRs (pré-vendedores) automáticos por ligação, sem critério, pode transformar a IA em um robô de spam. Isso gera repulsa e prejudica a imagem da empresa. A tecnologia deve qualificar leads, não afastá-los.

Teste antes de escalar 6g1h4s

Lançar automações sem testes robustos pode gerar erros como mensagens repetitivas, ações fora de contexto ou falhas técnicas. Chatbots mal desenvolvidos reforçam o estigma de que a IA não entende o cliente — o que torna o público mais resistente à interação.

Foque na personalização com base em dados reais 344g37

Para que a IA realmente entenda as necessidades dos clientes, é essencial alimentá-la com dados ricos e bem estruturados. Isso permite oferecer recomendações relevantes e interações mais naturais, alinhadas com o perfil e o momento de cada contato.

Mantenha o fator humano onde há emoção e ambiguidade 411wn

Automatize tarefas repetitivas e operacionais, mas preserve o contato humano para etapas que envolvam negociação, empatia e interpretação de contexto. Isso reforça o papel da equipe comercial como diferencial estratégico.

Garanta que a IA tenha o ao contexto completo do cliente 5r2459

A automação só será eficaz se estiver integrada a outras plataformas, como CRMs e ERPs, permitindo uma visão completa do histórico e das necessidades do cliente. Sem isso, há alto risco de mensagens genéricas ou fora de tom.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Como, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade