Resumo
O Falamansa, grupo de forró formado em 1998 em São Paulo, é o convidado na estreia do programa Terraiá, que vai ao ar nesta quinta-feira, 22, às 20h, no canal do Terra no YouTube.
Quando junho chega, o Xote da Alegria vira praticamente trilha sonora da vida. O forró otimista do Falamansa é consagrado como um dos hinos do São João há mais de 20 anos e faz a cabeça de quem gosta de dançar juntinho. E não poderia faltar a banda paulista no Esquenta Terraiá, que estreia nesta quinta-feira, 22, às 20h.
Quem não conhece a história do Falamansa fica surpreso ao saber as origens do grupo. Longe do 'epicentro' junino no Nordeste, a banda foi fundada na capital paulista, em 1998. De lá para cá, a formação liderada por Tato emplacou vários sucessos e fez a alegria da festa com músicas como Xote dos Milagres, Oh! Chuva e Rindo À Toa.
Com os mesmos integrantes desde o início, os integrantes do quarteto nem se conheciam direito quando decidiram formar a banda. A junção foi apenas uma solução de Tato para conseguir se apresentar em um evento musical de uma faculdade particular. "Eu e o Dé [triangulista], por exemplo, nos conhecemos no dia do festival, indo tocar", relembra o cantor.
Após quase 30 anos, os músicos não se arrependem de ter apostado no forró nos anos 1990. "O mercado mudou muito de lá para cá. Talvez algo que seria um tiro no pé antigamente, hoje, 26 anos depois, vemos que é o contrário. É o que nos deu a nossa identidade, o que nos fez estar aqui hoje, num evento de festejo junino", opina Tato.
Apresentado por Cazé Pecini, o Esquenta Terraiá terá quatro episódios com bandas que são referência quando o assunto é festa junina. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 20h, noTerra e no canal do portal no YouTube.
*Terraiá 2025: a cobertura do Terra para as festas de São João tem patrocínio de Amazon.com.br.