Lando Norris supera Leclerc e crava pole em Mônaco 4i4r2r
Lando Norris conquista a pole em Mônaco com volta histórica abaixo de 70 segundos. Leclerc sai em segundo, seguido por Piastri. McLaren domina a primeira fila no tradicional circuito de rua. 4n49
Depois de treinos livres marcados por bandeiras vermelhas e safety cars, a classificação manteve o ritmo caótico no circuito urbano de Mônaco, um dos mais tradicionais da Fórmula 1. 6z6w5p
A Ferrari também manteve o bom ritmo da semana, e Charles Leclerc quase fez o melhor tempo, mas Lando Norris tirou o gostinho da pole em casa do monegasco nos últimos segundos.
Confira os destaques da Qualy neste sábado
Q1
A maioria dos pilotos foi para a pista com pneus macios. Nos primeiros minutos, a liderança ficou com o também líder do campeonato, Oscar Piastri (McLaren), com 1m12s439. Mas a disputa foi acirrada entre a Ferrari, especialmente com Charles Lerclerc, e os dois pilotos da McLaren, Piastri e Lando Norris, além de Max Verstappen (Red Bull Racing).
A liderança no Q1 alternou entre Lerclerc, Verstappen e Piastri durante a maior parte. No último minuto, Kimi Antonelli (Mercedes) bateu no guard rail. O piloto italiano terminou o Q1 em 15º, mas não pode avançar devido ao estrago no carro
Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) ou perto de avançar para o Q2, mas o piloto brasileiro foi eliminado no Q1, ficando na 16ª posição. Leclerc teve o melhor tempo do Q1, com 1m12s229.
Além de Bortoleto, Oliver Bearman (Haas), Pierre Gasly (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin) e Franco Colapinto (Alpine) foram eliminados no Q1
Q2.
O Q2 começou sendo liderado por Norris, com Verstappen e Lerclerc completando os 3 primeiros. Logo nos primeiros minutos, a sorte mostrou não estar do lado da Mercedes nesse fim de semana: o carro de George Russell parou no túnel do circuito. O inglês ainda tentou voltar à pilotar, mas o engenheiro informou: "Acho que é fim de jogo, cara. Me desculpe".
O Q2 ainda trouxe um incidente entre Verstappen e Lewis Hamilton, da Ferrari. O holandês alegou que Hamilton teria ficado no seu caminho na volta 3, atrapalhando a classificação do tetracampeão. O inglês negou, mas foi convocado pelos comissários logo após a prova para esclarecimentos.
Norris e Leclerc disputaram a primeira posição durante toda a segunda parte da classificação, mas o inglês levou a melhor, com o tempo de 1m10s570. Carlos Sainz (Williams), Yuki Tsunoda (Red Bull Racing), Nico Hulkenberg (Kick Sauber) e a dupla da Mercedes, Antonelli e Russell, foram eliminados no Q2.
Q3
O Q3 seguiu em ritmo semelhante, com as Ferraris, as McLarens e Max Verstappen e a sua Red Bull brigando pelo melhor tempo. Era difícil saber quem acabaria levando a pole.
Piastri abriu a Q3 na liderança, mas foi superado pelo companheiro de equipe, Lando Norris. O piloto inglês liderou até as últimas voltas, quando Leclerc fez o tempo de 1m10s063, superando o piloto da McLaren.
Piastri e Verstappen tentaram bater o tempo do monegasco em suas últimas voltas rápidas, mas conseguiram apenas 3º e 4º lugar, respectivamente.
Parecia que Leclerc iria garantir mais uma pole em casa, mas nos últimos segundos, logo após a bandeirada, Lando Norris fez a pole em uma volta surpreendente, com 1m09s954.
Não só o melhor tempo da classificação, o piloto inglês fez o melhor tempo da história da pista de Mônaco, sendo o primeiro piloto de F1 a contornar as ruas do principado em menos de 70 segundos.
Com isso, o piloto larga na 1ª posição. Leclerc completa a primeira fila, seguido por Piastri e Verstappen.
Confira a classificação completa:
O circuito de Mônaco é conhecido por dificultar ultraagens, devido às ruas estreitas do principado. Mas a diretoria de prova preparou regras especiais para a corrida no domingo: ao invés de uma parada, como é o padrão, todas as equipes são obrigadas a parar cada piloto 2 vezes nos boxes.
Essa regra pode deixar a corrida imprevisível, e a estratégia das equipes, escolha de pneus e duração dos pit stops deve ajudar a definir o resultado da corrida, além do ritmo dos pilotos.
O Grande Prêmio de Mônaco está previsto para ter início às 10h (horário de Brasília).