Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira 43w3k

Favoritar Time

Ednaldo Rodrigues é substituído por argentino no Conselho da Fifa 4h6t2d

Claudio Tapia assumiu, de maneira interina, o posto que era ocupado pelo ex-presidente da CBF 1p3l49

19 mai 2025 - 18h37
(atualizado às 18h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ednaldo Rodrigues foi substituído por Claudio Tapia no Conselho da Fifa após ser afastado da presidência da CBF, e desistiu de tentar voltar ao cargo, destacando a necessidade de pacificação no futebol brasileiro.
Ednaldo Rodrigues foi reeleito presidente da CBF, mas vê instabilidade crescer.
Ednaldo Rodrigues foi reeleito presidente da CBF, mas vê instabilidade crescer.
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

A Conmebol anunciou Claudio Tapia como representante, de maneira interina, da entidade no Conselho da Fifa. O presidente da Associação Argentina de Futebol ocupa o lugar que era de Ednaldo Rodrigues, destituído após ser afastado da cadeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 39q4h

Em comunicado, a entidade que comanda o futebol sul-americano informou que a entrada do dirigente argentino ao grupo foi aprovada de maneira unânime pelos membros presentes em reunião do Conselho da Conmebol nesta segunda-feira, 19. 

A única ausência foi justamente da CBF. Ainda de acordo com a Conmebol, a Confederação Brasileira foi convidada, mas não participou do encontro.

O Conselho da Fifa é formado por 37 membros. São eles: o presidente, oito vice-presidentes e 28 membros eleitos.

Também nesta segunda, Ednaldo desistiu oficialmente de tentar voltar à presidência da CBF. A decisão foi protocolada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

“Movido pelo profundo desejo de restaurar a paz no futebol brasileiro e, sobretudo, a serenidade de sua própria vida familiar, que tem sido abalada por equívocos públicos, interpretações distorcidas e insinuações injustas, maledicentes e criminosas, orquestradas e coordenadas por diversos grupos, que nunca se contentaram com o fato de o futebol brasileiro ter rompido com oligarquias e de ar a ter transparência e governança, grupos estes que não medem esforços em lhe causaram dor, que seja tornada sem efeito a petição anteriormente protocolada em seu próprio nome”, diz trecho do documento assinado pela defesa do ex-dirigente.

Ao retirar a petição protocolada anteriormente, Ednaldo destacou que não irá apoiar qualquer candidato e desejou “sucesso e boa sorte” ao futuro mandatário do futebol brasileiro.

Samir Xaud deve ser o sucessor de Ednaldo na cadeira da presidência. O presidente eleito da Federação Roraimense foi o único cartola a registrar chapa para a eleição que acontece neste domingo, 25.

Ednaldo também aproveitou a oportunidade para apontar a “necessidade de pacificação institucional” e reforçar seu posicionamento de que a do Coronel Nunes, no documento questionado é autêntica.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade