Citroën C3 pode ganhar novidades do modelo europeu em breve no Brasil 4fl4
Com visual diferente e mais refinado, Citroën C3 europeu é registrado no Brasil e pode adiantar futuro do hatch no mercado nacional, confira 1z1x1g
O Citroën C3 pode ganhar novidades em breve no Brasil. Isso porque a montadora sa registrou recentemente o C3 europeu no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Apesar do nome em comum com o C3 brasileiro, o hatch europeu traz ao mesmo tempo muitas semelhanças e diferenças com o modelo produzido em Porto Real (RJ), o que pode indicar que podemos ver novidades no C3 brasileiro nos próximos anos. s3q1u
Por fora, o novo C3 europeu conta com visual mais moderno que o brasileiro. Inspirado no conceito Citroën OLI, ele estreou a nova identidade de design da marca sa em 2023, quando foi lançado. Na dianteira, ele traz faróis de LED em formato irregular. Eles são interligados por uma barra horizontal na cor preta. Outro destaque é o novo logotipo da Citroën, que é inspirado no original de 1919.
Na lateral, é onde os C3 brasileiro e europeu mais se parecem, por meio dos contornos das portas e janelas bem semelhantes. Apesar disso, os painéis da carroceria e as maçanetas diferem entre os modelos, assim como as rodas, que são maiores no C3 europeu. Na parte de trás, as lanternas do modelo europeu parecem com as do C3 Aircross brasileiro. Já o C3 nacional traz design mais simples, com menos elementos e vincos.
As medidas num geral são bem parecidas, sendo que o C3 europeu é 3,4 cm mais comprido, 8 cm mais largo e 1 cm mais baixo. O entre-eixos é de 2,54 metros nos dois carros, visto que a plataforma modular CMP é a mesma. Por dentro, está a grande diferença. O acabamento do C3 europeu tem encaixes melhores e materiais mais refinados, como o revestimento em tecido em partes do console.
O digital é mais fino e elevado que o do C3 brasileiro, e também há um novo volante e detalhes em black piano. Na lista de equipamentos, o C3 europeu ainda oferece 6 airbags – o brasileiro apenas os 2 frontais obrigatórios – além de alertas de colisão e saída de faixa e frenagem autônoma de emergência, que também não estão disponíveis no C3 nacional.
Sob o capô, o C3 brasileiro traz opções 1.0 Firefly de 75 cv e 1.0 turbo de 130 cv, ambas flex. Já o câmbio pode ser um manual de 5 marchas ou um automático do tipo CVT. Já a versão europeia conta com versões a combustão e híbridas equipadas com o motor 1.2 turbo de 100 cv e com sistema MHEV de 48V, e também elétricas de 113 cv e alcance de até 320 km no ciclo WLTP.
Como o Citroën C3 atual foi lançado no Brasil em 2022, é provável que parte do visual do modelo europeu seja visto na reestilização do modelo, que não deve demorar para ser apresentada no Brasil. Outra alternativa seria a chegada do ë-C3, elétrico, ao mercado brasileiro, para brigar com os modelos BYD Dolphin Mini e Renault Kwid E-Tech.
Siga o Guia do Carro no YouTube