Fiat inicia produção da picape Titano na Argentina com novidades
Com motor 2.2 turbo diesel de 200 cv da Rampage, Fiat Titano será o primeiro modelo feito no novo hub de picapes da Stellantis na Argentina
A Stellantis acaba de anunciar o início da produção da picape Fiat Titano no Polo Automotivo Stellantis de Córdoba (Argentina). Com novidades na motorização e na lista de equipamentos, o Fiat Titano argentino a a oferecer o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv do Ram Rampage e será o primeiro carro de uma nova família de veículos na Argentina. O novo Fiat Titano deve chegar ao Brasil já nos próximos meses.
Em um comunicado oficial, a Stellantis destacou que a fábrica de Córdoba se tornará um hub de picapes para exportação em toda a região. Essa informação confirma os rumores de que a picape Titano dará origem à uma inédita variante da Ram, que será vendida em outros mercados da América do Sul. Além disso, a fábrica argentina também deve produzir o Peugeot Landtrek, modelo que deu origem à Titano. Atualmente, a unidade também fabrica o sedã Fiat Cronos.
"A Fiat Titano é muito mais do que um novo modelo, ela faz parte de uma estratégia industrial de longo prazo que visa posicionar o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba como um verdadeiro hub regional de picapes. Nossa planta não está sendo modernizada apenas para aumentar a produção, mas para produzir com mais qualidade, maior integração local e constante evolução”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Para produzir o Fiat Titano na Argentina, a Stellantis investiu R$ 2 bilhões em novos componentes, robôs e ferramentas. Do total, a fábrica ganhará 1.800 novos empregos, dos quais 50% serão ocupados por mulheres. Dessa forma, a planta de Córdoba produzirá mais veículos e com maior integração de peças locais.
Atualmente, a picape da Fiat é produzida pela Nordex no Uruguai em formato CKD. Com foco na exportação, a Stellantis também iniciou o projeto de produção de motores na fábrica argentina com o novo motor 2.2 Multijet de 200 cv e 450 Nm que já equipava as picapes Fiat Toro e Ram Rampage, e o SUV Jeep Commander.
Na picape Fiat Titano, ele será associado a um câmbio automático de oito marchas nas versões mais caras, que trazem tração 4x4. Além do novo motor, o Fiat Titano argentino também ficou mais equipado. A picape ganhou um novo layout no de instrumentos digital e na central multimídia, além do freio de estacionamento eletrônico e de uma nova alavanca de câmbio.
Outra novidade é uma nova calibragem para a direção elétrica, enquanto as versões mais caras trarão um pacote de equipamentos de condução semiautônoma com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída e manutenção em faixa. O novo Fiat Titano produzido na Argentina deve chegar ao Brasil já nos próximos meses.
Siga o Guia do Carro no YouTube