Montadora chinesa GAC Motor confirma a Lula que vai fabricar carros no Brasil
Ainda pouco conhecida no Brasil, chinesa GAC Motor pretende produzir carros em Catalão (GO) e vai estrear no mercado brasileiro em maio
A montadora chinesa GAC Motor vai produzir carros no Brasil. O anúncio ocorreu durante um encontro oficial com o presidente Lula, em evento realizado em Pequim (China) no último domingo (12). A marca apresentará seus primeiros carros vendidos no mercado brasileiro em um evento no dia 23 de maio, e vai investir aproximadamente 1,3 bilhão de dólares (cerca de R$ 7,4 bilhões) no país até 2029.
O anúncio ocorre menos de um ano depois da criação dos perfis oficiais da marca em redes sociais, em setembro do ano ado. De acordo com informações do jornal Estadão, a GAC Motor pretende investir na fábrica de automóveis da HPE (que controla as marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil) em Catalão (GO). A marca chinesa, no entanto, nega as negociações.
Além da confirmação da produção nacional, a GAC também anunciou ao presidente que pretende instalar centros de distribuição, de estoque e até mesmo um centro de pesquisa e desenvolvimento no Nordeste. Inicialmente, a GAC Motor deve trazer ao menos cinco modelos ao Brasil, entre carros a combustão, híbridos e elétricos no país.
Ao menos três desses cinco modelos já foram confirmados oficialmente pela marca chinesa: são os SUVs elétricos Aion V e Hypetec HT, além do SUV a combustão Emkoo (GS4 em alguns mercados). Além deles, o sedan Aion ES e SUV Aion Y Plus, ambos elétricos, também já aparecem na lista do Programa Brasileiro de Emissão Veicular (PBEV) do Inmetro, indicando que já estão homologados no Brasil.
Uma das maiores montadoras da China, a GAC Motor foi fundada como marca própria em 2008, mas faz parte do GAC Group, que possui quase 70 anos de tradição no setor automotivo. A empresa também possui as divisões Trumpchi (carros a combustão) e Aion (elétricos), além de t-ventures com as japonesas Honda, Toyota e Mitsubishi.
Em 2023, a GAC vendeu mais de 2,5 milhões de carros apenas na China. Desde 2021, a marca começou seu processo de expansão global, e já está presente em mercados da Europa, África e América Latina. Na Ásia, sua presença é mais forte, e já há até mesmo uma fábrica na Tailândia, a primeira da marca fora do seu país natal.
Siga o Guia do Carro no YouTube