Song Pro faz 32 km/l na estrada? Não. Nem Tiggo 8 faz 27 nem Haval H6 faz 25 5s1xu
Entenda porque o km/litro dos carros híbridos plug-in divulgado pelo ciclo PBEV do Inmetro é exagerado (e quanto eles fazem de fato) 3n716y
É verdade que o BYD Song Pro GS faz 32,2 km/l na estrada quando está no modo híbrido? E que o Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV nas mesmas condições, faz 27,7 km/l? Ou que o GWM Haval H6 PHEV34, também no modo híbrido, faz 25,1 km/l na estrada? Respostas: não, não e não. 142j2v
O consumo de quase todos os carros híbridos plug-in à venda no Brasil é muito pior do que os valores de km/l divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o ciclo de aferição adotado pelo Inmetro. Porém, quem olhar com atenção a tabela do PBVE vai perceber que o item “Quilometragem por Litro” aparece como “Elétrico (km/l e) quando VE ou VHEP”. Ou seja: quilômetro por litro “equivalente” quando o carro for elétrico ou híbrido plug-in.
Não há nenhum erro por parte do PBEV, mas sim um método mal explicado, que leva muitos consumidores a se iludirem com km/l irreal e vendedores mal informados a prometerem números que os carros não conseguem atingir. O que o PBEV divulga é o km/l e (de equivalente) no modo 100% elétrico, apenas como uma referência para quem quer comprar um carro a combustão com um carro elétrico ou híbrido plug-in.
Acontece que o consumo de energia é medido em kWh. Seria mais útil se a tabela do PBEV/Inmetro mostrasse o valor em “km por kWh”. Ou seja: quanto um carro roda a cada kWh consumido no modo 100% elétrico. Portanto, existe uma falta de informação total quanto ao km/l no modo híbrido.
Na prática, muitas vezes é mais fácil o usuário de um híbrido plug-in fazer o km/l indicado só com o motor a combustão do que o km/l equivalente do modo EV. Para tentar facilitar as coisas, o Guia do Carro fez uma conta simples: somou os dois valores (km/l + km/l e) e dividiu por dois. Chegamos aos seguintes números para o trio chinês Song Pro, Tiggo 8 e Haval H6.
BYD Song Pro GS
- Autonomia elétrica: 68 km
- Km/l-equivalente 100% EV: 32,2
- Km/l no modo híbrido: 22,2
- Km/l com bateria zerada: 12,2
Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV
- Autonomia elétrica: 56 km
- Km/l-equivalente 100% EV: 27,7
- Km/l no modo híbrido: 19,5
- Km/l com bateria zerada: 11,3
- Emissão de CO2: de 20 para 115 g/km
Haval H6 P34
- Autonomia elétrica: 123 km
- Km/l-equivalente 100% EV: 25,1
- Km/l no modo híbrido: 17,8
- Km/l com bateria zerada: 10,5
- Emissão de CO2: de 6 para 114 g/km
Mas atenção: repare que o Song Pro GS roda apenas 68 km no modo EV, o Tiggo 8 tem somente 56 km de autonomia elétrica e o H6 P34 percorre 123 km só com os motores elétricos. Por isso, os números acima também não são científicos. Fizemos a conta para que os interessados nesses carros saibam a real e para chamar a atenção do Inmetro e das montadoras sobre a necessidade de serem mais claros e didáticos nessa questão.
Siga o Guia do Caroo no YouTube