Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

App desenvolvido por estudantes da UFRGS facilita coleta seletiva 2zy6w

O primeiro protótipo foi elaborado no Figma, uma popular ferramenta de design, e testado com estudantes e gestores públicos 2p2r4c

19 mai 2025 - 19h48
(atualizado às 20h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Criado para facilitar o descarte correto de resíduos e promover a conscientização ambiental, o aplicativo EcoTramandaí já está em funcionamento e disponível para em dispositivos Android e iOS. A plataforma oferece mapas interativos que indicam pontos de coleta seletiva e entrega voluntária, além de permitir uma conexão direta entre a população e catadores, fortalecendo a cadeia da reciclagem e promovendo a inclusão social. 682750

Foto: Divulgação/UFRGS / Porto Alegre 24 horas

Desenvolvido pelos estudantes Ana Júlia Centenaro (Desenvolvimento Regional) e William Lopes Gomes (Ciência e Tecnologia), com orientação da professora Gabriela Pereira da Silva Maciel, especialista em gestão de resíduos, o projeto teve origem em uma disciplina do curso de Engenharia de Gestão de Energia da UFRGS. A proposta foi estruturada a partir de um seminário sobre logística reversa, reciclagem e economia ecológica, quando a equipe identificou a necessidade de uma solução tecnológica para o problema da gestão de resíduos urbanos.

O primeiro protótipo foi elaborado no Figma, uma popular ferramenta de design, e testado com estudantes e gestores públicos. Desde então, o app vem sendo aprimorado continuamente, com foco em educação ambiental, eficiência na gestão de resíduos e participação cidadã.

Atualmente incubado no Centro de Empreendimentos da Informática (CEI) da UFRGS, o EcoTramandaí foi um dos projetos contemplados pelo edital Acelera X - Cidades Resilientes - POA Inovadora, parceria entre o Sebrae e o Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre.

Para os criadores, o aplicativo surge como resposta ao desafio de lidar com o aumento da geração de resíduos em meio à urbanização acelerada e à crise climática. "A falta de informação ou infraestrutura de ecopontos dificulta a adesão da população à coleta seletiva e à logística reversa. O app preenche essa lacuna ao unir tecnologia, educação ambiental e inclusão social", afirmam William e Ana.

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Tramandaí, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema). Entre as próximas metas está a expansão do aplicativo para outras cidades, como Balneário Pinhal e Porto Alegre, ampliando seu alcance e impacto ambiental.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade