Lula exalta parceria com Angola e faz crítica indireta a Trump g566e
Presidente lembrou que americano tirou EUA do Acordo de Paris 2nc4i
Durante cerimônia com o presidente de Angola, João Lourenço, nesta sexta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o multilateralismo, a preservação do meio ambiente e lançou uma crítica indireta ao mandatário americano, Donald Trump. 4i2t5z
"Como é natural entre parceiros estratégicos, discutimos assuntos de importância global. Angola e Brasil compartilham o firme compromisso com o multilateralismo e a cooperação internacional em um contexto em que o mundo se defronta com tantos conflitos internos e internacionais", disse o petista no Palácio do Planalto após uma reunião privada com Lourenço.
Lula mencionou, ainda, que o país sediará a COP 30, em novembro, em Belém, "no coração da Amazônia", e opinou que será muito importante contar com a presença do seu colega angolano nesse evento, que não deve ter a presença de Trump, que retirou seu país do Acordo de Paris e nega a existência da mudança climática.
"Essa COP será um validador se os países do mundo querem efetivamente enfrentar a questão climática ou não, porque está cheio de presidentes que acham que está tudo maravilhoso", assegurou o brasileiro.
"Angola é importante, a África é a região do mundo que menos emite gases de efeito estufa", apontou.
O chefe de Estado destacou os laços históricos com Angola, um país também lusófono. Durante a visita de Estado do presidente Lourenço, foram discutidos possíveis investimentos brasileiros em infraestrutura e assinados protocolos em diversas áreas, como petróleo e combate ao criminal transnacional.