PF deflagra operação contra família suspeita de levar 669 imigrantes ilegais aos EUA 2g5o6x
Segundo as investigações, entrada das pessoas no país acontecia pelo México 111631
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, uma operação visando uma família de Governador Valadares, em Minas Gerais, suspeita de agenciar a imigração ilegal de 669 pessoas aos Estados Unidos. 62114h
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o órgão, a entrada dessas pessoas em território norte-americano se dava pelo México. A PF, porém, não deixou claro se eles já chegaram aos Estados Unidos ou em que parte do processo de imigração ilegal os possíveis alvos do grupo estão.
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão (11 em Governador Valadares, 2 no Espírito Santo e 1 no Distrito Federal). Também houve 11 medidas cautelares de prisão, como apreensão de aportes, e o sequestro de bens que pode chegar a até R$ 43 milhões, com o bloqueio de contas bancárias.
Segundo as investigações, o grupo tinha núcleos especializados na captação de imigrantes, na compra de agens aéreas e reservas de hotéis, falsificação de documentos públicos e criação de contas bancárias em nome de terceiros. A última medida tem o objetivo de facilitar o recebimento de valores para essas pessoas.
Entre maiores e menores de 18 anos, a PF, por meio da análise de material apreendido, estima que mais de 1.500 pessoas sejam identificadas como vítimas da organização.
Os suspeitos podem responder por participação em organização criminosa, promoção de migração ilegal, envio irregular de crianças ou adolescentes para o exterior, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsificados.