Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comitiva dos EUA para funeral do papa Francisco não foi composta apenas por Donald e Melania Trump 6m6745

POSTAGENS ENGANAM AO COMPARAR TAMANHO DAS DELEGAÇÕES BRASILEIRA E AMERICANA 4v6j4a

28 abr 2025 - 16h40
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que a delegação dos Estados Unidos no funeral do papa Francisco seria composta apenas do presidente Donald Trump e da primeira-dama Melania Trump. Em comparação, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, teria sido acompanhado de uma comitiva composta por mais de 17 pessoas. 3h6s2g

Comitiva dos EUA para o funeral do papa Francisco não foi composta apenas por Donald e Melania Trump
Comitiva dos EUA para o funeral do papa Francisco não foi composta apenas por Donald e Melania Trump
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O presidente e a primeira-dama dos Estados Unidos viajaram para Roma com ao menos 12 pessoas, de acordo com as imprensas americana e italiana. No funeral, ocorrido no sábado, 26, Trump estava acompanhado de pelo menos três funcionários do governo federal, segundo o The Washington Post. Além disso, uma delegação bipartidária composta por dez legisladores da Câmara americana compareceu à cerimônia no Vaticano. O Brasil não divulgou a lista completa de participantes da comitiva que viajou à Itália, mas foram 20 autoridades, incluindo Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Saiba mais: A imprensa americana (aqui e aqui) divulgou que a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, o vice-chefe de gabinete, Dan Scavino, e o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, acompanharam Trump no funeral de Francisco.

De acordo com os jornalistas Steve Herman e Elizabeth Crisp, dos veículos Voice of America e The Hill, Trump e Melania viajaram com ao menos nove pessoas. A lista inclui, além dos mencionados anteriormente: Steven Cheung, diretor de comunicação da Casa Branca; Hayley Harrison, assessora de Melania; Beau Harrison, executivo de saúde e marido de Hayley; Nick Luna, auxiliar de Trump; Natalie Harp, assessora do presidente; e Steven Miller, conselheiro sênior para políticas públicas.

Na lista oficial de delegações divulgada pela imprensa italiana, Donald e Melania Trump aparecem acompanhados do diretor de Segurança do Departamento de Estado americano, John Bush, além de Kevin Helgert e Matthew Piant. Os dois últimos integram o Serviço Secreto dos Estados Unidos.

O país norte-americano também foi representado por uma delegação bipartidária da Câmara. Segundo o jornal The Hill, o grupo era formado por dez legisladores.

A comitiva brasileira contou com a participação de quatro ministros de Estado — Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Ricardo Lewandowski, da Justiça, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, e Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos —, dos chefes dos Três Poderes — o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso —, de dez parlamentares e do embaixador Celso Amorim, chefe da assessoria especial da Presidência da República.

A Presidência não divulgou a lista completa de assessores e auxiliares que acompanharam as autoridades brasileiras a Roma.

Esta postagem foi desmentida também por Fato ou Fake.

Como lidar com postagens do tipo: o sepultamento do papa Francisco foi detalhado por diferentes veículos de imprensa, nacionais e internacionais. Assim, a ida de chefes de Estados também foi acompanhada pela mídia. Antes de compartilhar conteúdos suspeitos, faça uma busca em fontes confiáveis. Uma pesquisa sobre as comitivas brasileira e americana é capaz de desmentir a peça verificada.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade