Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo de Renata Vasconcellos sobre morte do papa Francisco é manipulado com IA 292p

'JORNAL NACIONAL' NÃO NOTICIOU QUE PONTÍFICE TERIA MORRIDO 'HÁ SEMANAS'; ÚLTIMA APARIÇÃO PÚBLICA DO RELIGIOSO FOI NO DOMINGO DE PÁSCOA 583u5i

23 abr 2025 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo em que a apresentadora do Jornal Nacional Renata Vasconcellos parece noticiar que o papa Francisco teria morrido "há semanas". A morte do líder religioso estaria sendo mantida em segredo por líderes políticos e religiosos. 3o5a3l

O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é falso. O vídeo de Renata foi manipulado com inteligência artificial (IA), de acordo com ferramentas que afirmam detectar o uso da tecnologia. Não há registro de que o telejornal tenha divulgado essa notícia. O veículo, assim como diversos outros no Brasil e no mundo, divulgaram as últimas imagens do papa em vida, que foram registradas no domingo, 20, durante as celebrações da Páscoa. Francisco morreu na manhã do dia seguinte, dia 21.

Saiba mais: o vídeo tem início com uma imagem da jornalista Renata Vasconcellos aparentemente dizendo: "Urgente, o papa Francisco já estava morto e líderes mundiais escondiam sua morte".

Não há qualquer registro de que a notícia tenha sido de fato veiculada, como mostra a página do telejornal no portal g1, e os canais do programa nas redes sociais (X, Instagram, Facebook).

Na edição do dia 21, segunda-feira, data em que a morte do papa foi confirmada oficialmente pelo Vaticano, a correspondente da TV Globo em Roma, Ilze Scamparini, comentou que a notícia da morte do papa Francisco causou surpresa, "porque se deu menos de 24 horas depois de ele ter aparecido publicamente no domingo de Páscoa", dia 20. Em seguida, o telejornal mostrou imagens do pontífice a bordo do papamóvel na Praça São Pedro, destacando que "estas são as últimas imagens do Papa Francisco vivo".

Antes de circular entre o público, o papa saudou os fiéis de uma sacada, visivelmente debilitado. As imagens foram divulgadas por diversos veículos de imprensa no Brasil e no mundo (CNN Brasil, Sky News, BBC News), no domingo.

No mesmo dia, antes da celebração da Páscoa, o papa Francisco recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance. As imagens do encontro também foram divulgadas publicamente, inclusive pelo próprio político em sua conta no X, e no site Vatican News.

Vídeo tem características de deepfake

Ao observar mais detalhadamente o vídeo em que a âncora do JN parece dar a notícia de que o papa teria morrido "há semanas", é possível ver leves distorções na região da boca e notar um piscar de olhos mais lento do que seria o habitual. As características levam a crer que o conteúdo foi manipulado por ferramentas de inteligência artificial.

As imagens que aparecem em seguida também têm características de terem sido criadas por IA. Algumas delas mostram Francisco com traje litúrgico em leito de hospital, o que não seria normal. O Estadão Verifica mostrou, em fevereiro, que imagens semelhantes do papa foram criadas artificialmente.

O Verifica submeteu o vídeo com a falsa reportagem do JN à ferramenta de detecção de IA Hive Modaration. O resultado foi de 99% de probabilidade de o conteúdo ter sido gerado por IA. Já o áudio foi submetido à ferramenta InVID, que apontou 98% de probabilidade de conteúdo fabricado por inteligência artificial.

A manipulação provavelmente foi feita a partir da edição do dia 11 de junho de 2024 do JN, devido à semelhança da roupa usada por Renata Vasconcellos naquela data.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade