Conclave: Quem é a brasileira que leu a Oração Universal em missa? 443n4b
A brasileira Andressa Collet, jornalista radicada em Roma, leu a Oração Universal na missa que abriu o Conclave no Vaticano nesta quarta-feira (7). Durante a pandemia, ela ficou conhecida no Brasil ao mostrar a rotina em quarentena para a imprensa. 4t3z3v
A missa "Pro Eligendo Romano Pontifice" é uma tradição da Igreja Católica. Portanto, tem o objetivo de invocar a presença do Espírito Santo na escolha do novo Papa.
Ver essa foto no Instagram
Conclave: Quem é a brasileira que abriu a cerimônia? v6o1m
Andressa, natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, reside em Roma há mais de uma década. Ela é especializada na cobertura de temas religiosos. Sua voz, que ecoou em português pela basílica, representou a diversidade e a universalidade da Igreja, em um momento de profunda reflexão e oração.
Assim, a escolha de Andressa destaca o crescente papel das mulheres na liturgia. Além disso, reforça a importância da América Latina no cenário católico global, principalmente se pensarmos que o último Papa era argentino.
Além de sua atuação no Vatican News, Andressa já teve a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco em 2024, onde levou a bandeira do Brasil. Na ocasião, o Papa concedeu a bênção aos seus dois filhos.
"Foi um Papa como um pai, que acolheu, que abraçou. Ele abençoou o meu filho Leonardo quando ele tinha um ano de idade. Hoje, ele tem 7. E, depois, o meu filho Lorenzo, que estava na minha barriga. O Papa deu essa abertura extraordinária para as mulheres. Eu, como mãe, me sinto muito mais ligada nele, nestes termos, por ter dado esse o maior."
O que é a Oração Universal? 606y70
A Oração Universal, também chamada de Oração dos Fiéis, é o momento da missa em que os fiéis se unem em prece. Neste momento, a comunidade cristã intercede pelas dores do mundo e reafirma as esperanças da Igreja. Por fim, é um momento em que expressam a fé coletiva e o compromisso cristão de interceder por toda a humanidade.