Ao lado de Trump, premiê diz que Canadá não está à venda; americano retruca: 'Nunca diga nunca' 407169
Mesmo com a resposta do primeiro-ministro canadense, Trump ainda se mostrou otimista com negociações futuras de anexação do país vizinho 514i5a
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, rejeitou a ideia de anexação do Canadá aos EUA, proposta por Donald Trump, que manteve otimismo sobre possíveis negociações futuras.
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira, 6, durante uma reunião na Casa Branca, que o Canadá nunca estaria à venda. 3t4lf
A fala foi dita em resposta à uma ponderação de Trump de que as "linhas imaginárias" da fronteira entre os dois países poderiam ser apagadas. O republicano sugeriu algumas vezes que o Canadá poderia se tornar o 51º Estado dos EUA e respondeu à devolutiva negativa de Carney dizendo: "Nunca diga nunca".
Trump ainda se mostrou otimista com negociações futuras de uma possível anexação do país vizinho, mesmo com a resposta de Carney. Instigado por um repórter, ele disse acreditar que "o tempo dirá" se o Canadá está à venda ou não.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"É só o tempo. Mas eu digo nunca diga nunca. Já tive muitas, muitas coisas que não eram realizáveis e acabaram sendo realizáveis. E realizáveis de uma forma muito amigável. Mas se for para o benefício de todos... vocês sabem, Canadá ama a gente e nós amamos o Canadá", afirmou o republicano.
Antes da reunião, Trump fez uma postagem em sua rede social, a Truth Social, em que dizia que os EUA não precisam de nada proveniente do Canadá.
"Por que os Estados Unidos estão subsidiando o Canadá em US$ 200 bilhões por ano, além de oferecer proteção militar GRATUITA e muitas outras coisas? Não precisamos dos carros deles, não precisamos da energia deles, não precisamos da madeira deles, não precisamos de NADA que eles tenham, além da amizade deles, que, espero, sempre manteremos. Eles, por outro lado, precisam de TUDO de nós! O Primeiro-Ministro chegará em breve e essa será, provavelmente, minha única pergunta relevante", escreveu o presidente dos EUA.
No encontro com Carney, porém, Trump adotou um tom mais amigável, chegando a começar a conversa com vários elogios ao primeiro-ministro. "Eu acredito que o Canadá escolheu uma pessoa muito talentosa", disse o republicano, parabenizando Carney pela vitória na eleição ocorrida há uma semana.