Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Biden não faz exames de câncer de próstata desde 2014, diz porta-voz 4s41t

20 mai 2025 - 21h03
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não fez um exame para detecção de câncer de próstata, conhecido como PSA, por mais de uma década antes de ser diagnosticado em um estágio avançado da doença na semana ada, disse um porta-voz nesta terça-feira. 2x213

Os mais recentes comentários do grupo do ex-presidente democrata ocorrem em meio a perguntas de republicanos e de alguns profissionais de saúde sobre o motivo de seu câncer não ter sido detectado antes de chegar a um estágio avançado.

Biden, de 82 anos, também tem enfrentado questões mais amplas sobre se ele e seus aliados ocultaram informações críticas do público norte-americano sobre sua capacidade de servir na Casa Branca. Um novo livro, "Original Sin" (Pecado Original), detalha preocupações generalizadas sobre a acuidade mental de Biden entre os assessores enquanto ele buscava a reeleição no ano ado.

"A última PSA conhecida do presidente Biden foi em 2014", disse o porta-voz de Biden nesta terça-feira. "Antes de sexta-feira, o presidente Biden nunca havia sido diagnosticado com câncer de próstata."

Um teste de PSA, ou teste de antígeno específico da próstata, é um exame de sangue usado para rastrear o câncer de próstata.

Alguns profissionais de saúde consultados pela Reuters expressaram surpresa com o diagnóstico, já que a maioria dos cânceres de próstata é detectada em estágio inicial e os presidentes am por um monitoramento completo da saúde.

Ainda assim, outros disseram que não é incomum interromper o exame de câncer de próstata em pacientes mais velhos porque o exame é menos confiável nessa faixa etária. O câncer de próstata tem uma taxa de sobrevivência muito maior do que a maioria dos outros tipos de câncer.

Biden, que acabou abandonando sua candidatura à reeleição e deixou o cargo em janeiro, tinha 70 e poucos anos quando fez o exame em 2014.

"É muito razoável interromper o exame de PSA aos 72 anos, independentemente do estado de saúde, ou diminuir significativamente a frequência do exame", disse o Dr. Scott Eggener, especialista em câncer urológico e professor de cirurgia da Universidade de Chicago.

O escritório de Biden informou que ele foi diagnosticado na sexta-feira com câncer de próstata "agressivo" que se espalhou para os ossos. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente JD Vance estão entre os republicanos que ofereceram votos de recuperação a Biden, ao mesmo tempo em que levantaram questões sobre o momento e a natureza de seu diagnóstico de câncer.

Trump fez um teste de PSA como parte de seu último exame físico anual, segundo resultados divulgados em abril.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade