Ucrânia negocia troca de mil prisioneiros com Rússia 6e6u4l
'É o único resultado real do encontro em Istambul', diz Zelensky 5c3z5g
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (22) no Telegram que "Kiev prepara uma troca pela libertação de mil prisioneiros ucranianos do cativeiro russo", destacando que este é "o único resultado real do encontro na Turquia", realizado com representantes das partes há uma semana em Istambul - mas sem a presença de Putin. 326ns
"Nosso ministro da Defesa, [Rustem] Umerov, está supervisionando a organização do processo e a implementação do acordo. Estamos apurando os detalhes de cada pessoa nomeada na lista russa", acrescentou Zelensky.
Paralelo a isso, após conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no início da semana, o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, teria dito aos líderes europeus que o chefe de Estado de Moscou não está pronto para encerrar a guerra na Ucrânia pois acredita que a está vencendo. A informação, publicada hoje pelo Wall Street Journal, foi contestada pelo Kremlin.
"Não sabemos o que Trump disse aos europeus após o telefonema [com Putin]. Conhecemos a declaração oficial do presidente americano e isto contradiz o que está escrito na reportagem", comentou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia poderá acontecer no Vaticano, após o papa Leão XIV confirmar na última terça-feira (20) à premiê da Itália, Giorgia Meloni, sua disponibilidade para mediar o encontro. Segundo declaração do governo russo dada ontem, o Kremlin não havia recebido nenhum convite da Santa Sé sobre o assunto até então.