Ex-jogador, senador e primo de drag queen: Quem é Cory Booker, responsável por discurso mais longo do Senado dos EUA 6j3i31
Democrata ganhou noticiário nacional quando salvou mulher de casa em chamas e por abrigar vítimas de furacão em casa 454453
O senador americano do Partido Democrata, Cory Booker, de anos 55 anos, bateu recorde, na noite de terça-feira, 1º, ao completar 25 horas seguidas de um discurso. Primeiro negro eleito para o Senado pelo estado de Nova Jersey, Booker falava contra as políticas do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 2084z
Em sua fala, citou que "ameaças ao povo americano e à democracia americana são graves e urgentes, e todos nós devemos fazer mais para enfrentá-las", se posicionou contra os discursos de Trump envolvendo uma anexação forçada da Groenlândia e do Canadá. O discurso foi feito com Booker tomando apenas copos de água. Pelas câmeras do Senado, não foi possível vê-lo se alimentando, além de não ter parado para ir ao banheiro durante as 25 horas de discurso.
Como o Partido Democrata vê uma atual ausência de personalidades marcantes, o discurso de Booker pode ser interpretado como uma tentativa de assumir a frente anti-Trump no país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nascido em Washington, D.C., ele cresceu no distrito de Harrington Park e se formou na Universidade de Stanford com bacharelado em Ciências Políticas, em 1991, além de mestrado em Sociologia, em 1992. Ainda na universidade, jogou futebol americano e foi companheiro de equipe de Brad Muster, famoso pela atuação no Chicago Bears, e Ed McCaffrey, do New York Giants e Denver Broncos.Na sequência, estudou no Queen's College, em Oxford, e cursou Direito na Faculdade de Yale.
Em 1998, foi eleito para o Conselho Municipal de Newark, depois de uma campanha que incluiu dez dias de greve de fome para chamar atenção para os problemas de infraestrutura urbana do município. Na sequência, tentou um primeiro mandato como prefeito de Newark, em 2002, mas perdeu a eleição. Venceu nas tentativas seguintes, em 2006 e 2010.
Os mandatos na prefeitura atraíram atenção da mídia para Newark e para Booker, que é creditado como responsável por investir no desenvolvimento do centro da cidade. Apesar disso, a maneira como lidou com o subemprego e as altas taxas de homicídios, que continuam em muitos dos bairros da cidade ainda hoje, geraram críticas.
Em 12 de abril de 2012, Booker ganhou novamente o noticiário ao salvar uma mulher de um incêndio dentro de casa. Ele inalou fumaça e teve queimaduras de segundo grau nas mãos. Na época, o chefe dos bombeiros de Newark disse que Booker foi o responsável por salvar a vida da mulher. Ele ainda teve participação nas respostas à destruição provocada pelo Furacão Sandy em áreas costeiras de Nova Jersey e Nova York, em outubro de 2012, quando convidou moradores de Newark sem eletricidade para comer e dormir em sua casa.
No final de 2012, Booker anunciou a intenção de uma vaga no Senado americano. Depois da morte de um senador democrata de seu estado, Booker concretizou a candidatura pelo partido, vencendo as primárias democratas, com aproximadamente 59% dos votos. Em 2013, ele derrotou o adversário republicano Steve Lonegan na eleição geral, com 54,9% dos votos, se tornando o primeiro negro a ser eleito para o Senado desde Barack Obama, em 2004.
As tentativas de manutenção do cargo no Senado, em 2014 e 2020, foram bem-sucedidas, com Booker ganhando a maioria dos votos nas duas vezes.
Nas eleições presidenciais de 2020, Booker chegou a anunciar sua candidatura, mas desistiu para apoiar o democrata Joe Biden, que terminou eleito, derrotando o republicano Donald Trump.
Booker ficou conhecido também por esforços para aprovar o First Step Act, uma reforma bipartidária do sistema prisional, pelo apoio ao sistema de saúde universal, co-patrocinando o projeto Medicare for All, além de ser defensor dos direitos LGBTQIAPN+, do aborto e de ações afirmativas, como as cotas. Ele também apoia a taxação de grandes emissores carbono e defende o fim da guerra às drogas e a legalização da maconha.
Na cultura popular, Booker ganhou notoriedade ao aparecer em documentários sobre Newark, além de ter participação no seriado de comédia Parks and Recreation. Em 2020, Booker descobriu que ele e a drag queen RuPaul são primos, depois que ambos apareceram no programa de TV Finding Your Roots. Booker ainda lançou um livro, a autobiografia United: Thoughts on Finding Common Ground and Advancing the Common Good (Unidos: Reflexões sobre como encontrar um ponto em comum e promover o bem comum, em tradução livre).
Booker se tornou vegetariano desde 1992, e ou a ser vegano em 2014. Ele também não consome álcool.