Premiê do Canadá cancela evento final de campanha após atropelamento deixar ao menos 9 mortos 6u3e1q
Eleição nacional acontece nesta segunda-feira, 28. Tragédia ocorreu durante festival filipino em Vancouver 2324z
Atropelamento em Vancouver durante festival filipino deixa 9 mortos, leva o primeiro-ministro canadense Mark Carney a suspender campanha antes das eleições e não há evidências de terrorismo, segundo a polícia.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, suspendeu sua agenda de campanha neste domingo, 27, depois que um atropelamento em Vancouver deixou ao menos nove mortos e vários feridos. O ataque ocorreu no momento em que a multidão se dispersava após o festival filipino Lapu-Lapu, na região sul da cidade. 6f5m
Segundo informações da agência Reuters, este domingo marcaria o último dia de discursos antes da eleição nacional, marcada para segunda-feira, 28. Em mensagem nas redes sociais, Carney lamentou: "Estou devastado por saber dos acontecimentos horríveis no festival Lapu-Lapu, em Vancouver. Estamos todos de luto”.
O líder conservador, Pierre Poilievre, também se manifestou: "Meus pensamentos estão com a comunidade filipina e todas as vítimas alvo deste ataque insensato".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em março, Carney havia antecipado as eleições, originalmente previstas para outubro, alegando a necessidade de um novo mandato diante das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçam a economia canadense. "Estamos enfrentando a crise mais significativa de nossas vidas devido às ações comerciais injustificadas de Trump", disse Carney na ocasião.
No sábado, 26, em Ontário, o premiê reforçou seu discurso de que é o mais preparado para liderar o país em meio às tensões econômicas. Já seu principal adversário, Poilievre, defendeu a necessidade de alternância no poder, após quase dez anos de governos liberais liderados anteriormente por Justin Trudeau.
O atropelamento 5e4a40
Uma tragédia marcou as comemorações de um festival filipino em Vancouver, no Canadá, na noite de sábado, 26. Um motorista avançou com seu veículo sobre a multidão que se dispersava após o evento, deixando pelo menos nove mortos e vários feridos, segundo a polícia local.
O atropelamento ocorreu por volta das 20h (horário de Vancouver), equivalente à meia-noite de domingo, 27, no horário de Brasília, em um bairro da zona sul da cidade.
De acordo com o Departamento de Polícia de Vancouver, não há indícios de que o ato tenha sido um ataque terrorista. O motorista, um homem de aproximadamente 30 anos, foi detido e está sob custódia, embora sua identidade ainda não tenha sido divulgada.
O episódio aconteceu durante as celebrações do Dia de Lapu-Lapu, evento que homenageia o líder indígena filipino responsável por derrotar as forças colonizadoras lideradas por Fernão de Magalhães.
*Com informações das agências Reuters e Associated Press