Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente da China defende papel maior do G20 na governança econômica global 4i2a1w

25 jan 2021 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira que o mundo fortaleça a coordenação de políticas macroeconômicas e aumento o papel do G20 na governança econômica global, ao apontar uma recuperação "bastante instável" da pandemia de coronavírus. 1e2930

Presidente chinês, Xi Jinping, no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2017
17/01/2017
REUTERS/Ruben Sprich
Presidente chinês, Xi Jinping, no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2017 17/01/2017 REUTERS/Ruben Sprich
Foto: Reuters

Falando em uma reunião virtual do Fórum Econômico Mundial --encontro geralmente realizado na estância de esqui suíça de Davod--, Xi disse que o panorama econômico global continua incerto e que as emergências de saúde pública "podem muito bem se repetir" no futuro.

Xi, em sua primeira participação no fórum desde sua defesa vigorosa do livre comércio e da globalização em um discurso em Davos em 2017, adotou um tom semelhante desta vez, defendendo o multilateralismo como saída para os desafios atuais em um discurso de cerca de 25 minutos.

"Deveríamos construir uma economia mundial aberta... descartar padrões, regras e sistemas discriminatórios e excludentes e remover barreiras ao comércio, investimento e interações tecnológicas", disse.

O G20 deveria ser reforçado para ser o "principal fórum de governança econômica global", e o mundo deveria "se engajar em uma coordenação de políticas macroeconômicas mais estreita", acrescentou Xi.

A comunidade internacional deveria ser governada de acordo com regras e consenso acertados por todos os países, ao invés de um ou vários emitirem ordens, disse ele, sem identificá-lo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade