Putin declara cessar-fogo de três dias na guerra contra a Ucrânia em maio l4h4w
Pausa nos ataques ocorrerá por causa da comemoração dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial 2n111p
Putin anunciou um cessar-fogo de três dias na guerra contra a Ucrânia, de 8 a 10 de maio, em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, pedindo que a Ucrânia participe da trégua.
O presidente russo Vladimir Putin anunciou, nesta segunda-feira, 28, que fará um cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia entre os dias 8 e 10 de maio. 24422o
A pausa nos ataques ocorrerá por causa da comemoração dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, chamada pelos russos de "Grande Guerra Patriótica", com a derrota da Alemanha nazista em 9 de maio de 1945.
Em um comunicado, o Kremlin, representante da Presidência russa, pediu para que a Ucrânia se junte à trégua temporária. Porém, em caso de violações do cessar-fogo por parte de Kiev, as Forças Armadas da Rússia dariam "uma resposta adequada e eficaz".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O anúncio do cessar-fogo acontece enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exerce uma pressão sobre Trump pelo fim da guerra. No último sábado, inclusive, o republicano se encontrou com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, em Roma, antes do funeral do papa Francisco.
Em uma publicação em sua rede social, a Truth Social, após o encontro, Trump escreveu: "Me faz pensar que, talvez, ele não queira parar a guerra, ele esteja apenas me enrolando, e isso tem de ser abordado de forma diferente, por meio de 'sanções secundárias' ou 'bancárias', talvez?". Ele se referia a ataques russos contra a Ucrânia feitos nas últimas semanas.
*com informações da Reuters