Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja momento em que o papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore 5f6no

Equipes de filmagem do Vaticano registraram a cerimônia, que ocorreu de maneira privada, apenas para sacerdotes e familiares 1y5126

26 abr 2025 - 11h59
(atualizado às 12h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma
Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma
Foto: Reprodução/YouTube/Vatican News - 26.04.2025

Equipes de filmagem do Vaticano registraram o momento em que o papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, neste sábado (veja no vídeo abaixo). Como esperado, a cerimônia ocorreu de maneira privada, apenas para sacerdotes e familiares, e foi concluída cerca de 30 minutos depois. 5s393y

Veja momento em que o papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore:

O rito de sepultamento teve início às 13h (9h em Brasília) e foi presidido pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell. O religioso foi o mesmo que conduziu a cerimônia de fechamento do caixão, à qual o público também não teve o.

O local onde Francisco está sepultado foi escolhido pelo próprio papa. Ele optou por não ser sepultado na cripta da Basílica de São Pedro, no Vaticano, como ocorre tradicionalmente há mais de três século. O lugar é conhecido por ser uma imponente igreja do período de 401 a 500, onde sete pontífices já foram sepultados.

Segundo o cardeal Rolandas Makrickas, comissário extraordinário da Basílica de Santa Maria Maggiore, ao jornal argentino La Nación, a Basílica de Santa Maria Maggiore é o santuário mais importante dedicado à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Também é uma das quatro basílicas que nunca foram destruídas, arruinadas ou queimadas.

Ainda de acordo com Makrickas, a basílica é símbolo da arte e da espiritualidade, especialmente da espiritualidade mariana, ligada à Virgem Maria, e jesuíta, enraizada na experiência de Santo Inácio e nos Exercícios Espirituais.

A tradição conta que a basílica foi construída após a Virgem Maria fazer uma aparição a um rico patrício romano, Giovanni, e ao papa Libério (352-366) e pedir que uma igreja fosse construída em sua homenagem, marcando o local escolhido com uma queda de neve em 5 de agosto.

Essa igreja não existe mais, mas a Basílica de Santa Maria Maggiore, construída por volta do ano 432, foi inspirada nela e mantém estrutura semelhante à original, erguida no período do nascimento de Jesus. A nave central é cercada por 40 colunas jônicas e mosaicos e abriga algumas das relíquias mais conhecidas do catolicismo, como um ícone atribuído a São Lucas que retrata a Virgem Maria com o menino Jesus em seus braços.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade