Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelensky e Trump conversam dentro da Basílica de São Pedro durante 15 minutos 52l2x

Presidentes da Ucrânia e dos EUA viajaram à Itália para o funeral do papa Francisco; encontro teria rendido discussão 'muito produtiva' 733b6q

26 abr 2025 - 06h38
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Trump e Zelensky conversam dentro da Basílica de São Pedro
Trump e Zelensky conversam dentro da Basílica de São Pedro
Foto: Team Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram brevemente para uma reunião neste sábado, 26, em Roma, dentro da Basílica de São Pedro antes do funeral do papa Francisco. Segundo o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, o encontro se deu em particular e rendeu uma discussão "muito produtiva". 1p5563

Zelensky chegou a Roma na manhã deste sábado, enquanto Trump pousou na capital italiana na noite de sexta-feira, 25. Ambos estão acompanhados de suas esposas, Olena Zelenska e Melania Trump.

"Ótima reunião. Discutimos bastante, individualmente. Esperamos resultados em tudo o que abordamos. Protegendo as vidas do nosso povo e um cessar-fogo total e incondicional. Uma paz confiável e duradoura que impedirá o início de outra guerra. Uma reunião muito simbólica com potencial para se tornar histórica, se alcançarmos resultados conjuntos", escreveu Zelensky em sua conta no X (antigo Twitter), sobre a reunião com Trump.

De acordo com o jornal italiano La Stampa, Trump afirmou que a Rússia e Ucrânia estavam "muito perto de um acordo", sem dar mais detalhes. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, por sua vez, mencionou a possibilidade de "negociações diretas".

Na segunda-feira, 21, o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, se encontrou com Putin pela quarta vez desde a retomada das relações entre as duas potências. Vários funcionários do Kremlin disseram que o diálogo EUA-Rússia estava progredindo positivamente.

Fontes ouvidas pelo La Stampa revelaram ainda que Zelensky e Trump concordaram em se encontrar mais tarde neste sábado, depois do funeral. Ao menos 130 delegações estrangeiras, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas, confirmaram presença no evento.

Lula, Trump e Milei: líderes mundiais comparecem a funeral do papa Francisco no Vaticano:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade