Zelensky e Trump conversam dentro da Basílica de São Pedro durante 15 minutos 52l2x
Presidentes da Ucrânia e dos EUA viajaram à Itália para o funeral do papa Francisco; encontro teria rendido discussão 'muito produtiva' 733b6q
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram brevemente para uma reunião neste sábado, 26, em Roma, dentro da Basílica de São Pedro antes do funeral do papa Francisco. Segundo o diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, o encontro se deu em particular e rendeu uma discussão "muito produtiva". 1p5563
Zelensky chegou a Roma na manhã deste sábado, enquanto Trump pousou na capital italiana na noite de sexta-feira, 25. Ambos estão acompanhados de suas esposas, Olena Zelenska e Melania Trump.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Ótima reunião. Discutimos bastante, individualmente. Esperamos resultados em tudo o que abordamos. Protegendo as vidas do nosso povo e um cessar-fogo total e incondicional. Uma paz confiável e duradoura que impedirá o início de outra guerra. Uma reunião muito simbólica com potencial para se tornar histórica, se alcançarmos resultados conjuntos", escreveu Zelensky em sua conta no X (antigo Twitter), sobre a reunião com Trump.
Good meeting. We discussed a lot one on one. Hoping for results on everything we covered. Protecting lives of our people. Full and unconditional ceasefire. Reliable and lasting peace that will prevent another war from breaking out. Very symbolic meeting that has potential to… pic.twitter.com/q4ZhVXCjw0
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 26, 2025
De acordo com o jornal italiano La Stampa, Trump afirmou que a Rússia e Ucrânia estavam "muito perto de um acordo", sem dar mais detalhes. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, por sua vez, mencionou a possibilidade de "negociações diretas".
Na segunda-feira, 21, o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, se encontrou com Putin pela quarta vez desde a retomada das relações entre as duas potências. Vários funcionários do Kremlin disseram que o diálogo EUA-Rússia estava progredindo positivamente.
Fontes ouvidas pelo La Stampa revelaram ainda que Zelensky e Trump concordaram em se encontrar mais tarde neste sábado, depois do funeral. Ao menos 130 delegações estrangeiras, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas, confirmaram presença no evento.