Trabalhador de granja é isolado no RS por suspeita de infecção por gripe aviária 341e39
Um trabalhador de uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, foi colocado em isolamento domiciliar após apresentar sintomas gripais. Ele teve contato direto com aves infectadas pela gripe aviária, segundo informou a Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta terça-feira (20). 65r20
O material coletado foi enviado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional para vírus respiratórios. O resultado do exame deve sair ainda nesta semana.
De acordo com a SES, até o momento, apenas esse trabalhador apresentou sintomas após a exposição. Os demais funcionários seguem sendo acompanhados por equipes da Vigilância em Saúde.
Governo decreta emergência após foco em granja comercial 5o11f
A confirmação da presença do vírus em aves levou o governo gaúcho a decretar, no sábado (17), estado de emergência em saúde animal por dois meses. A medida autoriza ações istrativas imediatas, como a compra de insumos e equipamentos.
O foco identificado em Montenegro foi o primeiro registrado em uma granja de aves comerciais no Brasil em 2025. Cerca de 17 mil aves foram sacrificadas e enterradas após a confirmação, na sexta-feira (16). Outro foco foi detectado no Zoológico de Sapucaia do Sul, onde aproximadamente 90 animais foram abatidos.
Em nota, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) informou que o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo. A transmissão ocorre, principalmente, por contato direto com aves ou mamíferos infectados, vivos ou mortos.
Ainda segundo a nota do Cevs, "a doença não é transmitida pelo consumo de alimentos bem cozidos ou preparados adequadamente, e a transmissão entre pessoas é extremamente limitada".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, de janeiro de 2024 a maio de 2025, foram registrados 72 casos de gripe aviária em humanos nas Américas, com ocorrências nos Estados Unidos, Canadá e México.
Ver essa foto no Instagram