No litoral de SP, casal de mergulhadores flagra o maior tubarão do planeta; veja vídeo
'Ele é magnífico, impressionante e inofensivo', escreveu rapaz em rede social em referência ao animal
Casal de biólogos flagrou em Ilhabela-SP um tubarão-baleia, maior tubarão do planeta, considerado magnífico e inofensivo, destacando seu papel essencial no equilíbrio dos oceanos.
O tubarão-baleia, conhecido como o maior tubarão do planeta, foi identificado e flagrado pelo casal de biólogos Daniel Munhoz e Larissa Uema, em Ilhabela, no litoral de São Paulo.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo casal, que trabalha como instrutor de mergulho no município. "Esses animais mantêm a cadeia alimentar de todo o oceano estável e saudável apenas com sua própria existência. Seus hábitos naturalmente fazem parte de um ciclo complexo que deixa tudo funcionando e consequentemente vivo", explicou Daniel, que ainda ressaltou outras características do animal. "Ele é magnífico, impressionante e inofensivo."
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Bureau of Ocean Energy Management (BOEM), uma agência do governo dos Estados Unidos, considera os tubarões-baleia como os maiores peixes vivos atualmente.
A espécie é considerada altamente migratória e o maior animal deste grupo já registrado tem média de 18,8m de comprimento e pele cinza-escura, com manchas brancas. Eles possuem cabeça larga, achatada e uma boca grande na perte da frente. Assim, a boca é utilizada para sugar o excesso de água e filtrá-la por meio de filtros especiais para capturar suas presas, que são os organismos que vivem em suspensão na água.