Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esqueci o que ia falar: Isso é normal? Qual é a explicação? 4q4c6m

Entenda por que você esquece o que ia falar no meio de uma conversa, a diferença desse lapso para o Alzheimer e como cuidar da memória 5nd5b

8 mai 2025 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Roman Samborskyi/shutterstock / Minha Vida

Você e outra pessoa estão conversando. No meio do papo, você se vira para argumentar algo, mas não consegue. Você simplesmente esqueceu o que ia falar. Quantas vezes não pensamos em algo para falar para outra pessoa, mas esquecemos repentinamente? 6l4g6b

Calma... Esses esquecimentos súbitos são completamente normais e fazem parte de uma estratégia de funcionamento do cérebro. Entenda por que, às vezes, você para e pensa: "ih, esqueci o que ia falar!"

Por que esquecemos o que íamos falar do nada? 3n5i55

De acordo com o neurocirurgião Renato Andrade Chaves, o que acontece com nosso cérebro para que essa falha de comunicação ocorra é um abandono súbito do fluxo de pensamento diante de algo que ele considera inesperado.

"Nesse sentido, ele interrompe [o fluxo de pensamento] para nos concentrarmos em uma situação potencialmente perigosa", afirma o médico.

Quando devo me preocupar? g3p9

Esses lapsos na comunicação, como já citado, são normais e, a princípio, não pedem atenção. São diferentes, por exemplo, do esquecimento causado pela doença de Alzheimer ou a demência, que afetam negativamente a qualidade de vida por prejudicar a consciência, a tomada de consciência e o fluxo de conversa.

Esses esquecimentos, porém, pedem atenção quando acontecem junto a alterações repentinas de humor, momentos depressivos mais constantes, são frequentes de situações simples do cotidiano, de palavras comuns ou de fatos importantes.

Como evitar problemas de memória 1k5i53

...

Veja mais

Veja também

Esqueci o que ia falar: Isso é normal? Qual é a explicação?

A chave para ser mais produtivo não é fazer mais coisas, é identificar onde você está desperdiçando seu tempo

Médico explica por que damos aquelas tremidinhas durante o sono

Enquanto ansiamos por uma semana de trabalho de quatro dias, a Coreia do Sul pressiona por uma jornada de seis dias. A Samsung está na linha de frente da proposta.

Se você tiver esses hábitos enraizados em sua rotina, você será mais feliz depois da aposentadoria, de acordo com este especialista de Harvard

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade