Esse erro que muitos pais cometem está impedindo que seus filhos desenvolvam resiliência: o problema dos pais-mordomos 22329
Pais desejam o sucesso dos filhos, mas muitas vezes adotam um estilo de criação inadequado para isso 3p50g
Os pais querem que seus filhos sejam resilientes para que, quando se tornem adultos, consigam se recuperar dos tropeços da vida e enfrentar os desafios que surgirem ao longo do caminho. O problema é que, muitas vezes, adotam um estilo de criação baseado na hiperpaternidade — justamente o que pode impedir que essa resiliência se desenvolva. 3p5t48
Especialistas em educação parental chamam esse perfil de "pais mordomos". Pelo nome, já dá para imaginar o que significa, mas vale a pena entender melhor.
A especialista Eva Millet explica em seu livro "Hiperpaternidade" que esses são pais extremamente focados na criação dos filhos — o que, por si só, não é algo ruim. O problema é que eles intervêm em praticamente todos os aspectos da vida das crianças: desde organizar toda a rotina até resolver cada problema ou aperfeiçoar tudo o que os filhos fazem, mesmo quando isso não é necessário.
Além disso, como destacam especialistas, esses pais apresentam traços de um estilo de criação autoritário, já que exigem que os filhos tenham sucesso — ou, no mínimo, esperam isso deles.
Pode parecer que isso tornaria as crianças mentalmente fortes, mas, segundo o psiquiatra Daniel Amen, acontece justamente o oposto. Exigir demais dos filhos acaba tornando-os mentalmente frágeis, como ele declarou no podcast Built Different. Não estamos fazendo um favor ao resolver tudo por eles — pelo contrário.
O maior erro que cometemos como pais: fazer demais pelos nossos filhos 2e6938
...
Veja também
Super-heróis: 18 nomes (e seus significados) para te inspirar
Famílias LGBTQIAP+: como é ter dois pais ou duas mães
Crianças que participam das tarefas domésticas se tornam adultos com essas 6 características