Horário do treino pode influenciar os resultados, diz estudo 1f3i3p
Pesquisa observa como o horário do treino tem diferenças entre homens e mulheres com relação ao desempenho físico, à saúde cardiovascular e ao humor 21f69
Adicionar exercícios físicos na rotina é essencial para a saúde e trará benefícios independente da hora em que eles são feitos. Porém, o período do dia em que o treino é realizado pode influenciar no desempenho físico, na saúde cardiovascular, na composição corporal e no humor — e isso acontece de forma diferenciada entre homens e mulheres. 4b721l
É o que indica um estudo estadunidense publicado no periódico Frontiers of Physiology. O objetivo da pesquisa era entender se existia uma hora ideal de exercício no dia para homens e mulheres. Isso porque estudos anteriores indicam que o gênero e o ritmo circadiano podem influenciar no desempenho no treino, na função muscular e no metabolismo de gordura.
Para isso, os pesquisadores monitoraram 30 mulheres e 26 homens fisicamente ativos e saudáveis entre 25 e 55 anos por 12 semanas. Eles foram submetidos a um programa de treinamento que incluía musculação, sprints intervalados (esteira, elíptico, bicicleta ergométrica, ciclismo, natação, entre outras modalidades de exercício), alongamento e exercícios aeróbicos.
O grupo teve peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura corporal medidos, além dos níveis de colesterol, de insulina, de glicose, de pressão arterial, de frequência cardíaca e de humor analisados antes e depois do período de estudo.
...
Veja também
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Raiva (doença): sintomas, transmissão e tratamento
IMC: como calcular e valor ideal
Nem 30 segundos, nem 5 minutos: esse é o tempo ideal que você deve descansar entre as séries