Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se o gato tem essa cor, ele quase sempre é macho - e a Ciência explica o porquê 1h401s

É muito mais fácil ver um gato laranja macho do que fêmea, e não é apenas uma coincidência: existe uma explicação genética para isso. 2n154z

4 abr 2025 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários

Já percebeu que a maioria dos gatos laranjas são machos? Pois saiba que isso não é apenas uma coincidência. A cor da pelagem dos felinos está diretamente ligada à genética, o que faz com que algumas cores sejam predominantes entre gatos machos; e outras sejam mais comuns entre gatos fêmeas. Para entender melhor a explicação disso, reunimos uma série de informações sobre a cor do gato laranja e como ela é formada abaixo. Confira! 1n6g20

A relação entre a genética e a cor dos gatos

A cor da pelagem dos gatos é determinada melanina, que é dividida em feomelanina e eumelanina. A feomelanina produz tons de vermelho e laranja; enquanto a eumelanina, tons de preto e castanho. Essas informações, por sua vez, ficam contidas nos genes localizados no cromossomo X.

Como os machos possuem apenas um cromossomo X e um Y (XY), basta herdarem um único gene para terem a pelagem laranja. Já as fêmeas, que possuem dois cromossomos X (XX), precisam herdar o gene da cor laranja de ambos os pais para nascerem com essa tonalidade. Esse fator reduz significativamente a quantidade de gatas laranjas, tornando-as muito menos comuns do que os machos dessa cor.

Essa diferença também acontece quando falamos de filhotes. Se você encontrar um gato laranja filhote, a probabilidade de que ele seja macho é bastante alta, seguindo essa mesma lógica da genética. No entanto, não é totalmente impossível encontrar um gato laranja fêmea.

Veja mais

Patas Da Casa Patas Da Casa
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade