Quais são os riscos da gripe aviária para os humanos? 2c4y4b
A gripe aviária é um conjunto de cepas do vírus influenza que afeta principalmente aves, mas pode ocasionalmente infectar outras espécies 3q5n3j
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou o primeiro caso de gripe aviária em granjas comerciais no Brasil. Desde a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em maio de 2023, o agente estava a aves silvestres. O caso foi identificado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, e medidas de contenção foram imediatamente implementadas. No entanto, o Brasil investiga outros casos suspeitos. 3392s
A gripe aviária é um conjunto de cepas do vírus influenza que afeta principalmente aves, mas pode ocasionalmente infectar outras espécies. No Brasil, a primeira detecção ocorreu em aves silvestres. Não há registro de transmissão entre humanos, mas o contato com aves infectadas pode resultar em contaminação.
Quais são os riscos da gripe aviária para os humanos? 2c4y4b
Embora a gripe aviária tenha uma alta taxa de letalidade, considera-se baixo o risco para a população. A médica Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, afirmou ao site O Globo que o impacto é mais comercial do que de saúde pública. "A princípio, o vírus da gripe aviária não foi feito para contaminar o humano, nós não somos bons para esse vírus, não temos receptores para ele", afirma.
Para que o vírus se torne uma ameaça pandêmica, ele precisaria acumular mutações que permitissem a transmissão eficiente entre humanos. Até o momento, isso não ocorreu.
Em relação ao consumo de ovos e frango, o infectologista Renato Kfouri afirma que não há risco de transmissão desta forma. "A gripe é uma doença respiratória. Ela não é transmitida pelo consumo de alimentos. Não há risco nenhum no consumo de carne de frango, ovos e derivados. O vírus se transmite por via aérea, através do contato com secreções das aves, não pelo alimento", reforça Kfouri ao site Brasil de Fato.
Os sintomas da gripe aviária em humanos podem variar, mas geralmente incluem:
- Vermelhidão ocular (conjuntivite)
- Sintomas respiratórios leves semelhantes aos da gripe
- Pneumonia que pode necessitar de hospitalização
- Febre ou sensação de febre
- Tosse
- Dor de garganta
- Coriza ou nariz entupido
- Dores musculares ou no corpo
- Dores de cabeça
- Fadiga
- Dificuldade para respirar
Outros sintomas menos comuns incluem diarreia, náusea, vômito ou convulsões. A febre pode não estar sempre presente. Ao perceber que está com os sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico.