Melatonina ou magnésio: qual é melhor pra dormir? 3z4k6j
Em busca de uma noite de sono reparadora, muitas pessoas se deparam com diversas opções de suplementos naturais. Entre eles, a melatonina e o magnésio ganham destaque. Mas qual deles é o mais eficaz para promover um sono de qualidade", explica o médico nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor do Departamento de Nutrologia Esportiva da ABRAN. x5z6x
Embora seja um suplemento, é importante ser indicado ou prescrito por médico porque existem contraindicações como em crianças, gestantes/nutrizes, e pessoas com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e doenças autoimunes.
"Já o magnésio é um mineral, distribuído na natureza em alimentos como legumes, verduras, cereais integrais, frutas vermelhas, castanha-do-pará ou castanha de caju e produtos lácteos. O magnésio influencia genes do relógio circadiano (mecanismo biológico que regula os ciclos de sono e vigília), que controla o ritmo circadiano em sistemas biológicos, mas não é específico para modular o sono/vigília como a melatonina", diz o especialista.
O médico explica que o magnésio é neutro protetor, que aumenta a transmissão neuromuscular e é eficaz em reverter convulsões relacionadas a eclâmpsia. "Seu papel está mais ligado às atividades neuromusculares do que no sistema nervoso central. Exercícios associados a câimbras podem ser decorrente de carência de magnésio no organismo. As câimbras em gestantes também podem melhorar com a suplementação de magnésio", complementa.
O mineral magnésio é vital como eletrólito na medicina clínica pelas inúmeras funções vitais neuromusculares, sendo a suplementação necessária. "A melatonina como suplemento não é indispensável, e não tem a abrangência funcional do magnésio", conclui.