Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é fibromialgia, doença que fez Lady Gaga cancelar a vinda ao Brasil em 2017 52396x

30 abr 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
A cantora Lady Gaga
A cantora Lady Gaga
Foto: Reprodução/Instagram

Em 2017, a notícia do cancelamento de última hora da vinda de Lady Gaga ao Brasil causou tristeza e frustração entre seus fãs. Fortes dores decorrentes da fibromialgia a impediram de se apresentar no Rock in Rio, decepcionando milhares de iradores que viajaram de diversos cantos do Brasil e do mundo para vê-la brilhar no palco. 2e4v5i

"Brasil, estou devastada porque não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora. Peço pela bondade e compreensão de vocês, e prometo que vou voltar e cantar para vocês em breve. Me desculpem e eu amo muito vocês", escreveu Gaga na época.

Desta vez, a espera chegou ao fim. A estrela pop já está em solo brasileiro, hospedada no icônico Copacabana Palace, em frente ao palco que promete reunir cerca de 1,6 milhão de pessoas no próximo sábado (3). A presença da cantora no Rio de Janeiro reacende a expectativa para um show memorável, marcado pela superação dos desafios impostos pela fibromialgia.

O que é fibromialgia? 2k466n

A Síndrome da Fibromialgia (FM) é uma doença crônica que se manifesta através de dor generalizada no corpo, especialmente na musculatura. Além da dor crônica, a FM engloba uma série de outros sintomas debilitantes, como fadiga intensa, sono não reparador (sensação de cansaço ao acordar), dificuldades de memória e concentração, ansiedade, depressão e alterações no funcionamento intestinal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, uma característica marcante em pacientes com fibromialgia é a hipersensibilidade ao toque e à pressão na musculatura, seja durante o exame médico ou em interações cotidianas. A síndrome afeta predominantemente mulheres, com uma proporção de sete a nove mulheres para cada homem diagnosticado. As razões para essa disparidade de gênero ainda são objeto de estudo.

Diagnóstico da Fibromialgia 4i6u45

O diagnóstico da fibromialgia é essencialmente clínico, baseado na exclusão de outras condições médicas e na avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente. Exames complementares, como hemograma completo, dosagem de vitamina D e anticorpos para doença celíaca, podem ser solicitados para descartar outras causas para os sintomas.

Os critérios diagnósticos da fibromialgia incluem:

  • Dor persistente por mais de três meses em diversas áreas do corpo.
  • Presença de pontos dolorosos específicos na musculatura (pelo menos 11 dos 18 pontos predefinidos devem ser sensíveis à pressão).

Abordagens de Tratamento n6v57

O tratamento da fibromialgia envolve duas vertentes principais: a medicamentosa e a integrativa.

A terapia medicamentosa visa, principalmente, o alívio da dor do paciente e a melhora da sua qualidade de vida, atuando também sobre problemas associados como distúrbios do sono e controle do estresse. Para isso, podem ser utilizados medicamentos como antidepressivos, analgésicos e anticonvulsivantes, com resultados positivos no manejo dos sintomas.

As terapias integrativas complementam o tratamento medicamentoso, utilizando estratégias que também contribuem para a redução da dor e do estresse. Exemplos incluem a fisioterapia, que auxilia na melhora da mobilidade e redução da dor; a terapia ocupacional, que busca adaptar as atividades diárias às limitações do paciente; e a psicoterapia, que visa fortalecer a relação do paciente consigo mesmo e reduzir a intensidade das crises emocionais.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade