Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oncologista que cuida de Preta Gil detalha estado de saúde da artista e próximas etapas do tratamento 2q2a5h

Médica também comentou sobre o uso da bolsa de colostomia definitiva pela cantora 2u1v5g

20 mar 2025 - 15h28
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil
Preta Gil
Foto: @pretagil via Instagram / Estadão

A médica oncologista Fernanda Capareli, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que cuida da cantora Preta Gil, contou detalhes de como está a saúde da artista neste momento e quais serão as próximas etapas do tratamento do câncer. 84l57

Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023 e, desde então, já ou por sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgias no tratamento.

"A Preta está em recuperação de uma cirurgia de grande porte e os próximos os vão depender dos exames de acompanhamento, como ressonância magnética e PET-CT, que deverão ser feitos até o fim desta semana. Não há lesão visível. Esses exames deverão ser repetidos a cada três meses. A cada 2 ou 3 semanas ela tem feito exames de sangue para ver função renal e outras taxas sanguíneas", explica Fernanda ao jornal O Globo.

"Depois de um diagnóstico de um câncer, os exames regulares são fundamentais. O que define se o paciente está curado ou não é o tempo. Na maioria dos tumores, a maior chance de recidiva é nos primeiros 18 meses, período de tempo que chamamos de 'golden hour', quando os exames são feitos em intervalos menores. O acompanhamento segue no mínimo por mais cinco anos e há casos em que tem de ser para sempre", detalha ainda.

Segundo a médica, em abril, Preta também deverá voltar ao Memorial Sloan Kettering Cancer Center -- hospital de referência no tratamento oncológico nos Estados Unidos --, para mostrar os resultados da cirurgia.

No fim de 2024, a cantora ou por uma cirurgia para retirar os tumores na região da pelve. Após o procedimento, a artista saiu com uma bolsa de colostomia definitiva, que serve para a eliminação de fezes. Para a especialista, a postura de Preta Gil em relação a bolsa de colostomia faz um grande bem para muitas pessoas.

"Tenho pacientes que dizem 'Se eu tivesse visto a maneira como ela lida com isso, eu teria tido menos vergonha, me aceitaria mais'. A Preta desmistificou o que é uma ostomia [cirurgia em que é criado um percurso de saída alternativo para as fezes ou a urina]. Isso é um ganho do ponto de vista populacional enorme. É legal usar? Claro que não. Mas foi essencial. Muitos param a vida com um diagnóstico, um tratamento, uma ostomia. Ela é um grande exemplo de vida plena", afirma a médica. 

Após alta, Preta Gil recebe visita de amigos 2pp68

Recentemente, a cantora estava internada em um hospital particular de Salvador com um quadro de infecção urinária e foi liberada para ir para casa na última sexta-feira, 14.

Na terça-feira, 18, ela recebeu a visita de alguns amigos famosos em casa, como Carolina Dieckmann. A atriz usou as redes sociais para compartilhar uma foto do encontro. Ela mostrou que também estavam com a cantora o apresentador Gominho e outros três amigos de Preta.

"Foi aqui que pediram uma foto do amor? Pois não é que eu consegui? Olha aí", escreveu Carolina na legenda da publicação. "Amooooo", comentou Preta Gil.

Preta Gil recebe alta de hospital e vai a show de Gilberto Gil:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade