O veganismo não é um estilo de vida de celebridades 1e6227
Celebridades buscam sempre uma forma de se manter nos holofotes, surfam nas melhores ondas, com isso se adaptam ao assunto do momento. 6n423w
O mundo a por um momento caótico. A exploração animal cresce a cada dia, a destruição ambiental é recorrente e a saúde da população está em decadência. Uma série de problemas globais como o ambiental estão relacionados ao modo de produção capitalista, ao estilo de vida de alguns países, à exploração animal, entre uma série de outras questões problemáticas. 6g1h3e
Dentro desse cenário, é natural surgir tentativas de solucionar o problema, ou pelo menos, trazer algumas propostas propositivas. O movimento vegano vem com excelentes perspectivas e propostas, de forma bastante organizada e com objetivos muito claros.
É um movimento importante, que tem demonstrado bastante capacidade de dialogar com os maiores problemas da atualidade.
A boa imagem que o veganismo acaba ando, pode ser de certa forma equivocada, pois não acreditamos que as soluções sejam simples, mas de certa forma justas, pois acreditamos, sim, que é possível viver num mundo mais ético e mais adequado para todos.
No entanto, algumas celebridades acabam se apropriando do veganismo e tentando surfar na onda com a imagem do movimento, o que por um lado é bom pela visibilidade, mas por outro a uma ideia totalmente dissociada da realidade da maioria, que não tem condições de viver como eles vivem.
Além dessa imagem desconectada, qualquer mudança de hábito é veiculado, não é raro abrirmos uma notícia, e ver que algum famoso que se dizia vegano acabou comendo algo de origem animal, ou até mesmo ''fulano diz não ser mais vegetariano/vegano’’, isso é totalmente prejudicial para o movimento.
Claro que existem dificuldades, que alguns não conseguem manter esse estilo, mas ao nosso ver o que acontece no mundo dos famosos, vai muito além disso.
O ponto é que boa parte das celebridades não estão realmente preocupadas com a causa, mas sim com a imagem que vão ar aos seus fãs ao demonstrarem simpatia pela luta, e até mesmo se autointitularem como tal é positivo para a imagem.
A postura de alguns famosos que ‘’aderem o veganismo’’ é totalmente descolada do que realmente significa ser vegano, as convicções, as práticas e a conduta de modo geral.
A nossa crítica não é em direção as celebridades só pelo fato de serem famosas, o nosso ponto é a forma e a intenção com que eles fazem isso, que em sua maioria não tem um propósito genuíno.
Em contrapartida, tem alguns famosos que realmente levam a sério e são sensatos em relação ao veganismo, como o Lewis Hamilton, Joaquim Fênix (Vencedor do Oscar por sua brilhante atuação no filme 'O Coringa'), entre muitos outros.
São famosos que realmente carregam a causa de maneira honesta e certeira, mas a maioria, sobretudo alguns digitais influencers atuais, não tem compromisso com a luta.
Esse assunto é importante, porque esses famosos influenciam muitas pessoas, direcionam o comportamento, e assim por diante. Quando uma pessoa oscila, a tendência é tornar o objeto (no caso o veganismo) algo sem muita consistência. De modo geral, é totalmente negativo para o movimento de libertação humana e animal.
