Hamilton é punido por atrapalhar Verstappen na classificação em Mônaco 1v6h6k
O treino classificatório para o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 terminou com polêmica. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniu Lewis Hamilton com a perda de três posições no grid de largada após o piloto da Ferrari atrapalhar Max Verstappen durante o Q1, na tarde deste sábado (24). O incidente aconteceu na icônica […] r3e2b
O treino classificatório para o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 terminou com polêmica. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) puniu Lewis Hamilton com a perda de três posições no grid de largada após o piloto da Ferrari atrapalhar Max Verstappen durante o Q1, na tarde deste sábado (24). 45423w
O incidente aconteceu na icônica subida para Massenet, quando Verstappen estava em volta rápida e precisou desacelerar bruscamente ao se deparar com Hamilton mais lento na pista. A comunicação equivocada entre o heptacampeão e sua equipe acabou sendo determinante para a punição.
De acordo com a decisão divulgada pela FIA, a Ferrari avisou Hamilton sobre a aproximação do piloto da Red Bull, mas logo depois informou de maneira incorreta que Verstappen estava "diminuindo a velocidade". A informação levou o britânico a acelerar e acabar entrando na linha de corrida no momento em que Verstappen fazia uma volta rápida.
"O carro 44 [Hamilton] estava em uma volta lenta e fora da linha de corrida quando se aproximava da Curva 2. O carro 1 [Verstappen] estava em uma volta rápida. A equipe informou inicialmente ao piloto do carro 44 que o carro 1 estava em volta rápida, mas, em seguida, transmitiu que o carro 1 estava diminuindo a velocidade, o que não era verdade", detalhou o comunicado da FIA.
Ainda segundo os comissários, a análise das voltas anteriores deixou claro que Hamilton invadiu a linha de corrida habitual de Verstappen, o que forçou o holandês a abortar a tentativa.
Mesmo que o erro tenha partido da equipe, a FIA destacou que isso não serve como atenuante para o incidente, seguindo o protocolo padrão para esse tipo de infração. Durante a audiência, Hamilton expressou sua insatisfação com a informação equivocada, mas reconheceu que a falha contribuiu diretamente para a situação.
Com isso, o piloto da Ferrari terá que largar três posições atrás da posição conquistada na classificação deste sábado, complicando ainda mais sua missão nas apertadas ruas de Monte Carlo.
O Grande Prêmio de Mônaco acontece neste domingo (25), às 10h (horário de Brasília).