Mundialmente famosa pela personagem Alexis Colby do seriado ‘Dinastia’, Joan Collins não quer saber de aposentadoria. 4x1y63
Às vésperas de completar 92 anos (23 de maio), a atriz está rodando o filme ‘The Bitter End’, traduzível como ‘o final amargo’.
No longa dramático, interpreta Wallis Simpson, a norte-americana por quem o rei Edward VIII, da monarquia britânica, abdicou após 10 meses no trono.
O casamento deles foi rejeitado pelo Primeiro-Ministro e o Parlamento por ela ser divorciada, condição inaceitável também para a Igreja Anglicana.
"Estou emocionada com o desafio de interpretar essa mulher icônica em uma história não contada anteriormente”, disse Joan.
O roteiro aborda a relação da viúva do ex-rei com a advogada sa Suzanne Blum, que tomou conta da vida dela no fim. O papel é de Isabella Rossellini.
Após a do termo de abdicação (abrindo caminho para a ascensão de seu irmão Albert, pai da futura rainha Elizabeth II), Edward e Wallis se exilaram numa mansão isolada no Bois de Boulogne, um bosque em Paris.
aram a viver como Duque e Duquesa de Windsor, sendo cortejados pela alta sociedade local. Parte da história deles foi contada na série ‘The Crown’, da Netflix.
O ex-rei Edward morreu aos 77 anos em maio de 1972 em sua casa sa. Wallis viveu mais 14 anos sozinha, morrendo aos 89. A última etapa de sua vida – foco do filme ‘The Bitter End’ – foi marcada pelo sofrimento imposto pela demência.
Ela foi predecessora da princesa Diana no enfrentamento da família real britânica. Tornou-se detestada por membros da realeza, parte numerosa dos súditos e quase todos os tabloides de fofocas.
Não apenas pela abdicação de Edward VIII, mas também por ser dos Estados Unidos. A monarquia e a burguesia da Inglaterra desprezavam o estilo de vida norte-americano, como se viu, por exemplo, em ‘Downton Abbey’, com a condessa Cora (Elizabeth McGovern), sendo às vezes esnobada por ser da América do Norte.
Wallis Simpson é uma personagem real que sempre gerou fascínio entre artistas. Em 2011, Madonna lançou seu filme ‘W.E. - O Romance do Século’, a respeito do caso de amor entre o nobre britânico e a divorciada estrangeira.
Com 130 trabalhos no cinema e na TV, Joan Collins recebeu em 2015 o título de ‘dame’ (dama), concedido pela rainha Elizabeth, em reconhecimento à contribuição a obras de caridade, como hospitais para crianças.
Casada pela quinta vez, mora com o marido Percy Gibson, 32 anos mais novo, em uma casa luxuosa perto do Palácio de Buckingham, em Londres.