Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tecnologia e Soluções a4z

Oferecimento Logo do patrocinador

Figma localiza plataforma para o português e aposta alto no Brasil e4q46

Com foco em expansão global, idioma brasileiro é o quarto a ser incluído na plataforma 1zn6h

8 mai 2025 - 05h44
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Figma localiza sua plataforma para o português, reforçando sua presença no Brasil, que já possui ampla base de usuários e forte engajamento, com soluções íveis e inovadoras para design e desenvolvimento colaborativo.
Foto: Reprodução

Figma, plataforma de design e desenvolvimento colaborativo utilizada para criar aplicativos, sites e produtos digitais, anunciou a localização completa de seu produto para o mercado brasileiro. Após o japonês, o espanhol e o coreano, essa é a quarta movimentação da empresa para localizar seu conteúdo em novos mercados, o que fortalece seu propósito de se aproximar dos usuários e tornar o design ível para todos. A nova versão inclui a tradução integral da interface, adaptações culturais e e dedicado em português. 475w39

“Nossa missão é tornar o design ível a todas as pessoas, o que implica romper barreiras linguísticas. Ao incluirmos o português à nossa lista de idiomas ados, conseguimos atender melhor à nossa comunidade global,” afirma Yuhki Yamashita, chief product officer (O) do Figma. “Estamos comprometidos em encontrar nossos usuários onde eles estão — e oferecer ferramentas que sejam naturais e intuitivas em seu próprio idioma é parte fundamental desse compromisso.”

No caso do Brasil, já existe uma base sólida de clientes e membros da comunidade Figma. Empresas como iFood, Itaú Unibanco, Mercado Livre, Nubank, Sicredi e BTG Pactual utilizam a plataforma diariamente para conduzir processos de design colaborativo e desenvolvimento de produtos. Inclusive, mais de um terço das empresas listadas no Ibovespa usam a plataforma em suas operações atualmente.

Engajamento crescente no mercado brasileiro 5g3g4j

Nos últimos 12 meses, foram criados quase 5,5 milhões de arquivos Figma no Brasil — em média, mais de 85 mil arquivos são editados diariamente no país. Considerando as comunidades locais, também observa-se grande movimentação: por exemplo, o grupo de São Paulo do "Friends of Figma", uma rede inclusiva criada por usuários da plataforma, já conta com quase 1.000 membros ativos. Esta, aliás, é hoje a maior comunidade do país.

“Transformamos a maneira como as equipes colaboram ao longo de todo o processo de design — da ideação ao protótipo até a implementação. Por isso, o Figma se tornou uma ferramenta essencial na rotina diária dos profissionais,” comenta Fabrício Doré, diretor de experiência e design no Itaú Unibanco. “Ter a plataforma totalmente localizada em português elimina fricções e democratiza ainda mais o o aos nossos colaboradores — os itubers —, nos ajudando a entregar experiências excepcionais aos nossos clientes”, explica.

Alcance internacional e diversificação de usuários 3f37y

A presença global do Figma segue em expansão e prova disso é que, no quarto trimestre de 2024, cerca de 85% dos usuários ativos mensais estavam fora dos Estados Unidos. No que diz respeito o crescimento global, também vale destacar que mais de 50% da receita da empresa veio de mercados internacionais nesse mesmo período.

Outro dado interessante sobre a plataforma é relativo ao perfil dos usuários: aproximadamente dois terços dos ativos mensais não têm cargos tradicionais de design. Na verdade, cerca de 30% se identificam como desenvolvedores.

Toda essa movimentação acompanha a ampliação contínua de portfólio, pensado de modo a abranger o ciclo completo de desenvolvimento digital — da ideia à entrega. Entre os principais produtos, estão:

• Figma Design: ambiente de criação, prototipagem e iteração de produtos digitais;

• FigJam: quadro branco online para brainstorms, workshops e organização de ideias;

• Dev Mode: ponte entre design e desenvolvimento com foco em implementação;

• Figma Slides: ferramenta para criação colaborativa de apresentações interativas.

“Desde que adotamos o Figma, observamos uma mudança significativa na forma como as equipes colaboram em toda a organização,” conta Facundo Ruiz, diretor de UX Ops & Research no Mercado Livre. “A localização do Figma em português não é só mais um recurso — ela proporciona uma experiência mais acolhedora e intuitiva para nossas equipes no Brasil, fazendo com que se sintam ainda mais conectadas à ferramenta e ao seu potencial.”

Lançamentos reforçam estratégia de inovação 473i5y

A localização em português também coincide com a realização do Config, conferência anual do Figma. Neste evento, foram anunciadas diversas atualizações e novos produtos, como:

• Figma Sites: produto que permite designers criarem e publicarem sites dinâmicos, com interações ilimitadas e customizações avançadas, impulsionadas por código e inteligência artificial (IA).

• Figma Make: ferramenta com inteligência artificial que transforma descrições em linguagem natural ou designs existentes em protótipos ou aplicativos funcionais. Voltada a usuários de todos os níveis, ela facilita explorar diferentes ideias ao longo do processo criativo.

• Figma Buzz: solução desenvolvida para marcas e equipes de marketing criarem ativos visuais em escala, sem comprometer a consistência da identidade visual. Conta com recursos integrados de IA para otimizar a produção.

• Figma Draw: conjunto de ferramentas dentro do Figma Design com funcionalidades aprimoradas de edição vetorial e ilustração, permitindo maior liberdade de expressão visual.

• Grid: novo recurso para criação de layouts responsivos que se adaptam automaticamente aos designs e geram código CSS em Dev Mode, facilitando a transição entre design e desenvolvimento.

• Recursos avançados de IA: funcionalidades de geração e edição de imagens, sugestões automáticas que aceleram fluxos de trabalho com base no contexto e novas capacidades inteligentes aplicadas também ao FigJam.

Todos os produtos e recursos começarão a ser disponibilizados para os usuários nas próximas semanas. Para fazer o dos materiais visuais, basta clicar aqui.

“Designers e desenvolvedores brasileiros acolheram o Figma com entusiasmo, o que torna essa localização ainda mais significativa,” afirma Débora Mioranzza, Head da operação latino-americana do Figma. “Já vínhamos acompanhando casos de uso incríveis no Brasil, mesmo com a barreira do idioma — agora, estamos eliminando esse obstáculo final. Ao oferecer o Figma em português, estamos reconhecendo a criatividade vibrante do país e ampliando as possibilidades de colaboração para todos.”

A versão em português da plataforma estará disponível a partir do dia 7 de maio. Já a localização do produto em espanhol da América Latina está prevista para mais adiante, ainda este ano.

O Figma atende empresas de todos os tamanhos — de organizações brasileiras de destaque a gigantes globais como Airbnb, Google, Puma, SAP e Volkswagen.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade