Saída de chefão das manhãs da Globo indica mudanças para aumentar audiência n1566
Transferência de Claudio Marques do comando do ‘Jornal Hoje’ para o setor de Variedades deve ampliar espaço às notícias 1l3q4k
O jornalista Claudio Marques deixa a função de editor-chefe do ‘Jornal Hoje’ para assumir o setor de Gênero Variedades da Globo. Ele substitui Mariano Boni, no cargo desde dezembro de 2018. 3l1w6k
Sua principal tarefa será implementar mudanças nos programas da manhã: ‘Mais Você’ com Ana Maria Braga e ‘Encontro com Patrícia Poeta’.
A coluna apurou que o jornalismo deverá ganhar mais espaço entre as receitas na cozinha, as conversas com famosos no sofá e as matérias leves.
Está provado que inserir a cobertura de factuais (as notícias de grande impacto no momento) aumenta a audiência das atrações focadas no entretenimento.
A Globo começa forte no Ibope com o ‘Bom Dia Brasil’. Na Grande SP, onde se faz a principal aferição de audiência do País, o ‘Bom Dia’ local mantém ou até aumenta os índices.
O problema começa com a entrada do ‘Encontro’ e a sequência com o ‘Mais Você’. Geralmente, as duas produções perdem parte do público herdado do jornalismo.
Os números só voltam a subir com o retorno dos noticiários: ‘SPTV 1ª Edição’, ‘Globo Esporte’ e ‘Jornal Hoje’. O crescimento de telespectadores chega a ser de 3 pontos.
Inserir mais jornalismo no ‘Mais Você’ e ‘Encontro’ pode controlar essa queda no Ibope e contribuir para o aumento da média geral da emissora, ainda líder confortável no ranking.
Com 23 anos de Globo e agem anterior por afiliadas, Claudio Marques fez dobradinha de sucesso com César Tralli no ‘SP1’ e, desde o fim de 2021, no ‘JH’. Os telejornais mais informais, com liberdade para o âncora comentar e criticar, agradam ao público.
Estudos apontam que o jornalismo ao vivo, com abordagem humanista, vai garantir a relevância da TV aberta diante de concorrentes cada vez mais fortes em diferentes plataformas, especialmente o streaming.
Contudo, deve-se evitar o tom apelativo dos policialescos de fim de tarde. Recentemente, a cobertura do caso Vitória promoveu o ‘cancelamento’ de Patrícia Poeta nas redes sociais por uma abordagem equivocada em entrevista com o pai da vítima no ‘Encontro’. Erro com repercussão interna negativa.
