Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guerra Comercial: entenda o impacto das tarifas de Donald Trump no mundo 5l2f6o

Guerra comercial descreve tensões econômicas entre países marcadas por tarifas e barreiras, com destaque no governo Trump e impactos globais 552o52

8 abr 2025 - 17h55
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Tarifaço anunciado por Trump no último dia 2 de abril, chamado pelo presidente de "Dia da Libertação da América".
Tarifaço anunciado por Trump no último dia 2 de abril, chamado pelo presidente de "Dia da Libertação da América".
Foto: GettyImages

O temor de uma guerra comercial ampla, que poderia elevar a inflação global e provocar uma recessão em diversos países, voltou a assustar o mundo nas últimas semanas com sangria desatada nos mercados e nas bolsas mundo afora com tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O receio por parte de investidores aumentou em razão da China, União Europeia e outros países optarem pelo caminho da retaliação aos EUA.  6v534i

Embora nem todo mundo entenda do que se trata, uma guerra comercial traz consequências não só para o país que provoca, mas para a economia global como um todo. Como o nome sugere, uma guerra comercial descreve tensões econômicas entre países marcadas por tarifas e barreiras que a depender da dimensão e quantidade de países envolvidos podem ter impactos globais. (Entenda mais abaixo)

O que é Guerra Comercial? 4tp3r

Guerra comercial é uma disputa econômica entre dois ou mais países, caracterizada pela imposição de taxas ou cotas comerciais. Nesse tipo de disputa, uma ou mais nações têm como objetivo obter vantagens econômicas e/ou prejudicar as demais. Uma guerra comercial provoca impactos negativos na economia de diversas nações. 

Dependendo dos países envolvidos e de sua relevância no mercado, uma guerra comercial acaba comprometendo o Produto Interno Bruto (PIB) global e provocando até mesmo uma recessão, afetando a população mundial. Para os países diretamente envolvidos, a guerra comercial ainda provoca inflação e aumento da dívida pública. 

Como surgiu a Guerra comercial? 2s1l3j

Cada guerra comercial tem suas particularidades e motivações. A guerra comercial mais recente é a disputa atual entre as duas maiores economias mundiais: Estados Unidos e China. Essa guerra está em curso desde janeiro de 2018, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, no seu primeiro mandato, começou a impor tarifas e outras barreiras comerciais à China com o objetivo de forçar o país asiático a alterar práticas comerciais consideradas desleais pelos EUA.

Em março de 2018, Trump deu início ao conflito com a China, estabelecendo tarifas de importação para dois dos principais itens comprados de Pequim: 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio. Como retaliação, os chineses anunciaram maiores tarifas para a importação de 128 produtos norte-americanos, com destaque para a soja. Desde então, houve uma série de ameaças, taxações e retaliações, culminando em tarifas recíprocas. 

Tarifas de Donald Trump e a nova guerra comercial 2t4i47

A imposição de tarifas de importação é uma das principais promessas de campanha de Trump. Desde que assumiu o segundo mandato, o republicano já decretou tarifas sobre grandes parceiros comerciais. O mais recente foi o tarifaço anunciado por Trump no último dia 2 de abril, chamado pelo presidente de "Dia da Libertação da América".

Ao todo, o "tarifaço" de Trump atinge mais de 180 países e regiões, incluindo a União Europeia (20%), Japão (24%), Coreia do Sul (25%) e China (104%). A tarifa cobrada para o Brasil (10%¨) está entre as mais baixas e também será igualmente aplicada para Reino Unido, Singapura, Chile, Austrália, Turquia e Colômbia.

Embora as medidas anunciadas pelo presidente americano sofram constante mudança, há um entendimento entre os economistas e especialistas em relações internacionais que o tarifaço, caso não seja suspenso, irá promover uma guerra comercial, com efeitos deletérios para os EUA e o mundo. 

O temor de uma recessão global provocou a derrubada de ações em todo o mundo no início desta semana, com pregões na Ásia e Europa atingindo mínimos históricos. Por algumas sessões consecutivas, os investidores demonstraram enorme aversão ao risco, com receios que essas medidas comerciais possam desencadear uma guerra comercial ampla.

Na terça-feira, 8, a China informou que "lutaria até o fim" diante do que chamou de chantagens tarifárias de Trump. 

Como a Guerra Comercial afeta o Brasil? 182d40

A implementação de tarifas vai afetar países que exportam para os EUA, pois perderão o ao mercado americano. O Brasil, por exemplo, exporta uma quantidade significativa de produtos para os Estados Unidos, sendo este o segundo maior mercado para nossas exportações, atrás apenas da China.

No Brasil, os setores mais afetados serão aqueles ligados à exportação de aço, alumínio e minérios, pois esses produtos serão tarifados. A indústria aeronáutica também pode sentir os efeitos, já que a Embraer exporta aviões para os Estados Unidos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade