Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como reestruturar sua empresa sem pedir recuperação judicial 64g3

Especialista explica como funciona a reorganização do negócio 6m4hz

14 mai 2025 - 06h09
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Reestruturação empresarial é uma alternativa para evitar recuperação judicial, otimizando processos, reduzindo custos e explorando novas oportunidades de crescimento por meio de análise estratégica e ajustes operacionais.
Foto: Freepik

Prejuízos operacionais, dificuldade na captação de novos clientes, baixa produtividade, esses podem ser sinais de que sua empresa está saindo dos trilhos. Em casos assim, a reestruturação empresarial pode ser uma ótima opção, pois ela é um processo de reorganização que visa melhorar a eficiência e rentabilidade do negócio. 4m5x1i

Terra Meu Negócio: seu parceiro em soluções digitais. No Terra Meu Negócio, você encontra as melhores ferramentas para alavancar os resultados da sua empresa.

Esse cenário pode ter origens internas como a falta de processos claros ou externa, como crises econômicas, mudanças no mercado e o aumento da concorrência. Nesta conjuntura, a reestruturação empresarial pode ser uma ferramenta essencial, não apenas para superar os obstáculos, como para identificar e capitalizar novas oportunidades de crescimento.

"Dados do Serasa Experian mostram um endividamento crescente entre empresas brasileiras de diferentes portes no ano de 2024. Com a reestruturação, a organização identificará as áreas ineficientes e não rentáveis, reduzindo despesas operacionais e otimizando os processos", explica o especialista Luiz Deoclécio Fiore de Oliveira, presidente da OnBehalf Brasil.

O primeiro o para a reestruturação empresarial é realização de uma análise profunda de todos os setores da empresa, para verificar os seus principais problemas e, também, potenciais de crescimento. Esse estudo do negócio questiona cada elemento do empreendimento, buscando compreender tudo o que é ível de mudança.

Oliveira ressalta que "o objetivo desta abordagem é ajudar a istração da empresa a tomar decisões mais assertivas, de modo a garantir o melhor resultado para o negócio", e lista 6 os essenciais que devem estar incluso nesse processo:

1. Recomendações e análise da estrutura de capital;

2. Análise de liquidez e fluxo de caixa;

3. Assessoria na gestão de capital de giro;

4. Revisão independente do negócio (Diagnóstico estratégico e financeiro);

5. Avaliação prévia para solicitar empréstimos (Pre-lending review);

6. Due Diligence (situação contábil, econômica, financeira, legal, trabalhista, comercial e ambiental da empresa-alvo).

Se bem feita, a reestruturação empresarial pode trazer de volta a confiança de mercado, bem como a redução de custos e otimização dos processos operacionais, por meio da criação e aprimoramento dos sistemas, processos, indicadores e relatórios gerenciais. Além disso, a reestruturação auxilia na renegociação de dívidas, facilitando o cumprimento das obrigações.

"Há uma série de desafios operacionais e financeiros que impedem o desempenho organizacional, por isso, é essencial avaliar regularmente o progresso do plano de reestruturação, ajustando abordagens conforme necessário e mantendo uma mentalidade de melhoria contínua. Isso permite que a organização se mantenha ágil, adaptável e capaz de responder dinamicamente às mudanças do mercado", acrescenta Luiz.

Com a sua implementação, e possível revisar e, se necessário, reformular o modelo de negócios, explorando novos mercados ou mudando suas estratégias de preços, pois a principal finalidade da reestruturação é agregar mais valor a empresa.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Como, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade