Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fotos mostram papa Francisco sorrindo ao lado de Milei e Trump, ao contrário do que diz vídeo 4x2m33

CONTEÚDO EXIBE APENAS IMAGENS EM QUE PONTÍFICE APARECE SÉRIO AO LADO DE LÍDERES DE DIREITA PARA SUGERIR, DE FORMA ENGANOSA, QUE ELE SÓ SORRIA COM POLÍTICOS DE ESQUERDA 5e42d

24 abr 2025 - 13h36
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo compara fotos do papa Francisco em encontros com líderes políticos de diferentes espectros políticos. Na gravação, um homem afirma que o pontífice aparece sorridente ao lado de chefes de Estado identificados com a esquerda, enquanto nas imagens com líderes de direita, ele manteria uma expressão séria. São exibidas fotos de Francisco com figuras como Cristina Kirchner, Evo Morales, Donald Trump, Javier Milei, e outros. 161o47

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo mostra apenas fotos em que o papa Francisco aparece com expressão séria durante encontros com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o presidente da Argentina, Javier Milei, omitindo que há registros dessas mesmas ocasiões em que o pontífice aparece sorrindo. Francisco recebeu o norte-americano no Vaticano em 2017 e o argentino em 2024.

Saiba mais: o vídeo exibe fotos de Francisco ao lado de políticos como os ex-presidentes argentinos Cristina Kirchner e Alberto Fernández, o ex-presidente boliviano Evo Morales, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o presidente Lula e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton para sustentar a ideia de que o pontífice teria ficado de "cara amarrada" em visitas de chefes de Estado de direita, como Donald Trump e Javier Milei.

O Verifica fez uma busca por imagens dos encontros do papa com Trump e Milei e identificou que o autor do vídeo desconsidera registros em que o pontífice cumprimenta os políticos e sorri ao lado deles. Reportagens publicadas em diferentes veículos de imprensa mostram imagens desses momentos (veja aqui, aqui, aqui e aqui).

Conforme mostrou o Estadão, o encontro entre Trump e Francisco gerou memes nas redes sociais devido à expressão séria do pontífice em uma foto ao lado do presidente, de sua filha Ivanka Trump e da esposa, Melania Trump.

Em outra reportagem que relata como foi a reunião, é mencionado que, embora o papa tenha parecido sério no início, ele foi cordial e sorridente ao longo da visita, e até brincou com Melania sobre a altura do marido.

Notícias sobre a visita de Milei ao papa em fevereiro de 2024 destacaram que o presidente argentino pediu desculpas ao pontífice pelas críticas feitas durante sua campanha presidencial (aqui e aqui). Na época, ele chamou o papa de "imbecil que defende a justiça social", "comunista" e "encarnação do maligno". O papa minimizou os ataques, que atribuiu à disputa eleitoral.

Os dois argentinos chegaram a se abraçar durante o encontro. Veja abaixo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade