Eleições nos EUA: entenda como funciona a votação y447
Cédulas de papel, colégios eleitorais e votos por correio: eleições oficiais ocorrem no dia 5 de novembro 6y6u3o
As eleições presidenciais dos Estados Unidos ocorrem nesta terça-feira, 5 de novembro. Entre os candidatos, os dois favoritos são a vice-presidente democrata, Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump, do partido Republicano. Diferente do Brasil, que utiliza uma urna eletrônica e escolhe um único dia para realizar a votação de forma simultânea, nos EUA, o processo é bem diferente. 732s48
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os cidadãos selecionam o candidato favorito para o cargo por meio de cédulas de papel e podem até realizar a votação por correio, antecipadamente. Veja como funciona:
Como funcionam as eleições presidenciais dos EUA? 4i2z38
No Brasil, a contagem de votos ocorre de forma simultânea, e vence o candidato que recebe a maior quantidade de votos. Nos Estados Unidos, o vencedor não é o candidato que obtem mais votos na contagem geral, mas, sim, quem tem mais vitórias por colégio eleitoral nos 50 Estados.
De acordo com a Constituição norte-americana, o colégio eleitoral é o processo pelo qual os cidadãos elegem o presidente e o vice-presidente indiretamente por meio dos eleitores do seu Estado.
Quem são os eleitores dos colégios eleitorais? 42536m
Os eleitores são escolhidos antes das eleições gerais por partidos políticos. Eles podem ser autoridades eleitas, líderes partidários, ativistas comunitários, segundo o site do governo National Archives.
Os Estados recebem eleitores de acordo com o tamanho de sua delegação no Congresso. Ao todo, são 530 eleitores, que equivalem aos 50 estados e Washington DC.
Para vencer as eleições, é necessário que o candidato tenha 270 eleitores ou mais. Há vários métodos de votação, pois eles mudam de acordo com cada Estado. A maioria deles utiliza o sistema de maioria simples, onde o candidato com o maior número de votos vence a eleição.
De acordo com o governo, na maioria dos casos, o vencedor por Estado é anunciado na noite da eleição em novembro, depois que as votações gerais acontecem. A votação real do colégio eleitoral acontece em dezembro, quando os eleitores se reúnem em seus Estados.